Leonardo Beltrão lança seu primeiro livro em Varginha

UMA VIAGEM PELO MUNDO, AS CIRANDAS DE DRUMMOND 
E O PRIMEIRO LIVRO DE UM JOVEM AUTOR VARGINHENSE.


Publicar um livro pode parecer um sonho distante para um escritor de primeira viagem. Os custos de produção e a competitividade do mercado podem ser desestimulantes, mas Leonardo Beltrão apostou no público e conseguiu – por meio de uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) – viabilizar o seu primeiro livro, A festa do adeus, que será lançado no dia 28 de novembro, às 19h30, no Eclétiko Cultural, na Avenida São José, no centro de Varginha/MG.

A escrita do livro se iniciou há três anos, mas foi uma viagem pelo mundo, durante um ano, que permitiu ao autor a sua finalização. Em 2013, Beltrão desligou-se das atividades profissionais como gestor cultural e transitou por diversos países na Ásia, na África e na Europa. E foi justamente na estrada – na companhia de diferentes sons, cheiros, cores e sabores – que nasceu esse A festa do adeus. E foi também durante a viagem, ainda longe de casa e ciente das dificuldades de captação de recursos pelas vias tradicionais, que lançou a campanha de crowdfunding, por meio da plataforma da empresa Variável 5, de Belo Horizonte.

“Carreguei o livro por diversos países da Europa e da Ásia, mas foi em Rishikesh, à beira do sagrado Rio Ganges na Índia, que tirei o rascunho da bolsa e terminei a escrita. Quando decidi lançar a campanha, eu estava no Camboja. Depois passei por Marrocos e acabei atingindo a meta dos recursos quando estava na Espanha”, revela o autor. “Como fiz toda a campanha à distância, as minhas únicas ferramentas eram as redes sociais e o contato telefônico com amigos e familiares. A campanha estava indo bem, mas, na última semana, ainda faltava mais ou menos 60% dos recursos. Foi quando decidi criar uma série de quadrilhas (inspiradas na poesia de Drummond), onde contei pequenas histórias da minha vida e envolvi quase todas as pessoas que pudessem contribuir com o livro”.

Induzidas pelo afeto, as cirandas deram tanto certo que foram além da sua rede pessoal. Com mais de 140 colaboradores, o autor atingiu 120% dos recursos necessários e contou com apoio de diversos cantos do Brasil – como Amazonas, Pará, Ceará, Distrito Federal, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – e até de outros países, como Estados Unidos, França, Espanha, Irlanda e Austrália.

Neste livro de estreia de Leonardo Beltrão, publicado pela Relicário Edições, todos os dez contos podem ser encarados como independentes e, ao mesmo tempo, relacionados entre si, compondo um caleidoscópio literário que, a cada giro, revela uma faceta diferente de uma mesma imagem. Tudo gira em torno do fim do amor reconhecido e do reconhecimento do fim do amor – que inclusive coincidem com um desejo profundo de autorreconhecimento, que acabou culminando na viagem e no próprio livro –, abrindo caminho, assim, para a transformação da perda em prenda – novo começo –, e o adeus virou realmente uma festa.

O evento de lançamento de A festa do adeus, em Varginha/MG, conta com o produção da RB Produções. Na ocasião, o público poderá, além de adquirir o livro com dedicatória, ter também acesso a pôsteres, fotografias e marcadores de leitura, recompensas desenvolvidas especialmente para a campanha.

SOBRE O AUTOR

Leonardo Beltrão é um insistente da cultura, romântico da culinária, viajante por opção. Nascido em Varginha e radicado em Belo Horizonte, ama especialmente Istambul e Berlim, assim como todas as santês – com éssi ou com zê. Desde 2004, trabalha como gestor cultural, tendo atuado junto a instituições como Museu Inhotim, Fundação Clóvis Salgado e Ministério da Cultura. Em 2013, decidiu dar uma pausa no trabalho e tentar levar a vida de um jeito mais leve. Colocou o pé na estrada e, por quase um ano, percorreu lugares na Ásia, África e Europa. A escrita deste A festa do adeus – seu primeiro livro – foi finalizada durante essas andanças pelo mundo, na companhia de diferentes sons, cheiros, cores e sabores.

serviço:

Lançamento do livro "A festa do adeus", de Leonardo Beltrão (Varginha/MG)

Data: 28/11/14
Horário: 19h30

Local: Eclétiko Cultural
End: Av. São José, 559, Centro | Varginha/MG

Entrada: Gratuita
Informações (evento): Rosildo Beltrão | Tel: (35) 9831.5465
Informações (livro): www.relicarioedicoes.com