Lançamento do Livro "À Outra Margem"


No próximo dia 11 de dezembro, às 19h30, acontecerá na Casa da Cultura - sita à Praça Governador Benedito Valadares, nº 141, Centro -, o lançamento do livro “À outra margem”, peça de teatro do escritor varginhense José Roberto Sales. Na trama, o autor reúne como protagonistas a pintora Aurélia Rubião e a etnóloga e musicóloga Oneyda Alvarenga, aquelas que, na opinião do autor, são as duas mais ilustres varginhenses do século XX.

A peça é um drama em ato único, ambientado em Varginha na tarde do dia 25 de março de 1945, exatamente um mês após o falecimento de Mário de Andrade. Em um encontro fictício, Oneyda Alvarenga visita Aurélia Rubião em sua residência no centro de Varginha. Juntas, elas rememoram, saudosas e emocionadas, o relacionamento profissional e afetivo que tiveram com Mário de Andrade, falam da cultura brasileira, dos movimentos artísticos do século XX, da II Guerra Mundial, da psicanálise, de suas próprias obras e das dificuldades de serem mulheres e artistas na época em que viveram. Também conversam sobre as semelhanças e diferenças de personalidade entre elas (apenas supostas pelo autor) e, principalmente, a árdua e necessária tarefa de lidar com a perda e elaborar o luto. O trabalho do luto é metaforicamente descrito como uma travessia. O encontro de Aurélia e Oneyda com o legado de Mário de Andrade somente seria possível, então, na outra margem, após a travessia.

A capa do livro é uma reprodução de detalhe da pintura “Figura de branco, Biarritz” (1906), de Joaquín Sorolla, pintor impressionista espanhol. Para utilizá-la, José Roberto obteve a autorização do Museo Sorolla, em Madri, instituição que solicitou um exemplar da obra para integrar o acervo da biblioteca de títulos sobre o pintor.

Serão distribuídos gratuitamente 80 exemplares do livro na noite de lançamento.


Para maiores informações, acesse www.facebook.com/casadaculturadevarginha ou ligue (35) 3690-2706.

CONTATO: 2690 2706 - 3690 2716​

Daniele Ribeiro
Oficial Administrativa
Núcleo de História e Pesquisa
Casa da Cultura / Fundação Cultural de Varginha