Neste final de ano aproveite as oportunidades no mercado de trabalho

O final do ano está chegando e é uma ótima oportunidade para as empresas buscarem profissionais competentes para atuar nesse cenário de desafios e grande oportunidade para as pessoas se recolocarem no mercado de trabalho.

Neste período muitas oportunidades de emprego temporário surgem nas organizações e principalmente no comércio. Nesta época do ano você começa ver diversos anúncios de contratação em portas de loja, em site de recrutamento e seleção, em rádio, etc.

Para quem não está alocado no mercado de trabalho é uma excelente oportunidade de demonstrar o seu diferencial competitivo e vontade de poder se colocar ou realocar no mercado.

Embora muitas empresas necessitam-se de experiência mínima para trabalhar com vendas, por exemplo, mas é possível com um bom treinamento por parte do recrutador e atitudes proativas por parte do contratado, superar as expectativas de ambos e poder atender as necessidades do aumento de produtividade e vendas neste período.

Confira algumas dicas que poderão contribuir para você que deseja contratar nesta época do ano e para você que deseja ser contratado:

Para quem deseja contratar:

O ideal é que divulgue sua vaga por meio de empresas específicas de recrutamento e seleção, bem como em sites do ramo. Hoje é possível usar a rede social para trabalhar a imagem da empresa e também encontrar aquele profissional certo para o lugar certo. Um dos mecanismos utilizado é o LinkedIn, o qual tem obtido muito êxito neste quesito.

Outra dica é fazer um processo seletivo bem organizado, com seleção de currículo, entrevista com técnicas para identificação do perfil técnico e comportamental, testes específicos da área em que vai possivelmente trabalhar e procurar alinhar bem os objetivos da empresa com os objetivos do candidato.

Após o recrutamento este profissional deverá ser submetido a um treinamento intensivo com tempo hábil para entender sua missão dentro da empresa e poder produzir o esperado pela organização.

Para quem deseja se alocar ou recolocar no mercado de trabalho

Este é o momento! Tudo que as empresas desejam é que tenham atitude, disponibilidade de horário, vontade de aprender ou reaprender.

Este profissional deve se qualificar sempre que possível. Existem muitas ofertas de cursos e palestras neste período também. Por isso, deve ficar atento a essas oportunidades de atualização e ficar preparado para as exigências do mercado.

Procurar conhecer a empresa antes do momento da entrevista. Verificar se a empresa condiz com o que você deseja. Para que assim, possa tomar uma decisão pautada em seus princípios éticos e morais, bem como alinhados ao seu planejamento estratégico.

Enfim, tanto a empresa que oferta as vagas quanto os profissionais que desejam ocupar essas vagas ofertadas devem estar preparados para que ambos não venham perder tempo e sim somar forças em um só propósito. O da empresa de poder atender com qualidade e eficiência a demanda que aumenta consideravelmente neste período. O do profissional de poder ofertar uma mão de obra com qualidade e eficiência para que se mantenha no mercado não somente neste período temporário, mas também ao longo do ano com oportunidade de contratação efetiva.


Por Francine de Oliveira, executiva Internacional, jornalista, coordenadora do Grupo Conexão, Docente da FGV e diretora da empresa Comunik Ação Consultoria.

Enviado por Rodrigo Reghin Domeneghetti