Prefeito Antônio Silva e vice Vérdi participam de evento sobre Educação Fiscal


Foi na sexta-feira, 28 de novembro, quando o prefeito Antônio Silva e o Vice-prefeito Vérdi Melo acompanharam a solenidade de apresentação do Caderno de Educação Fiscal, uma realização da Secretaria de Estado da Fazenda, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação.

No mesmo dia aconteceram as premiações do Mascote “Mateuzinho”, uma criação da servidora da Superintendência Regional de Ensino Elizabeth Dominguito Braga, lotada na Escola Estadual São Sebastião, e do concurso de logomarca/slogam da Capacitação para Educadores em Educação Fiscal, que teve como vencedor o professor Magno César Siqueira, da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende.

O evento contou ainda com as presenças da Secretária de Educação, Rosana Aparecida Carvalho, Secretário da Fazenda, Márcio Erbst, da Superintendente Regional de Ensino, Agueda de Oliveira Saraiva e do Superintende Regional da Fazenda de Minas Gerais em Varginha, Antônio Carlos Ribeiro, além de servidores da Educação do município e do Estado.

A Capacitação para Educadores em Educação Fiscal teve como objetivo integrar Governo e Sociedade na tarefa de informar o cidadão sobre a função socioeconômica do tributo, combater a pirataria e a sonegação, conferir maior transparência à gestão dos recursos públicos, além de premiar boas práticas de cidadania fiscal. Apresentar o Programa Estadual de Educação Fiscal e discutir aspectos caros ao exercício da cidadania, como tributação, noções de administração pública, orçamento público, lei de responsabilidade fiscal, controle interno e social da administração pública, ética, e patrimônio público, entre outros temas afins, tendo sempre como pano de fundo as realidades regionais, como economia, meio ambiente, cultura e relações sociais.

Em sua fala o Prefeito Antônio Silva elogiou a iniciativa da Secretaria de Estado da Fazenda em promover a Capacitação dos Educadores bem como a parceria com a Superintendência Regional e a Secretaria Municipal de Educação.  “A educação fiscal é um tema abrangente que conscientiza não só os alunos como também toda a escola. São temas que abrangem todas as disciplinas, levando o professor a mudança de postura dentro da sala de aula”, destacou.

Contador com mais de 30 anos de experiência no ramo Vérdi Melo destacou a importância da iniciativa como forma de sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do tributo, oferecendo conhecimentos sobre administração pública, incentivando o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos e criando condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão.

Caderno de Educação Fiscal

O Caderno de Educação Fiscal será utilizado pelo professor em sala de aula e inserido de forma transversal nas matérias curriculares a partir do próximo ano letivo. Através dele será desenvolvido um trabalho com os estudantes de maneira que sejam agentes transformadores do futuro.

O trabalho nas escolas visa ao futuro de nossas instituições, preparando crianças e jovens para assumirem o papel de protagonistas de uma nova história, onde os valores éticos e morais sejam respeitados e a cidadania exercida em toda a sua plenitude.