Prefeitura apresenta balanço das ações de Combate à dengue em Varginha

Ao fim de mais um ano a Secretaria de Saúde, através dos Setores de Combate a Dengue e Vigilância Ambiental, torna públicas algumas das importantes realizações em Varginha voltadas à prevenção e combate a dengue na cidade.  Ao longo do ano pesquisas intensas ocorreram no município, visando o Levantamento de Índice Rápido (LIRAa), que serve para medir o grau de infestação do mosquito Aédes Aegypti, ficando Varginha classificada como de Leve à Médio Risco, de acordo com o Programa Nacional de Combate a Dengue (PNCD). Cabe destacar que este levantamento é realizado em todo território nacional.

Com base nesses resultados, várias ações ocorreram a fim de prevenir e diminuir o risco de dengue em Varginha, sendo os Mutirões de Limpeza efetuados com as parcerias das Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Obras e o Departamento de Limpeza Urbana, aliado aos Postos de Saúde da Família, Conselhos Comunitários e estabelecimentos comerciais dos bairros visitados. Com destaque ao trabalho árduo de todos os servidores, Agentes de Combate à Endemias, concursados e contratados, que fizeram as inspeções, distribuíram panfletos porta à porta e retiraram todo o entulho, o ponto alto da ação efetiva no combate ao risco de uma epidemia de dengue.

Ao todo, em 2014 foram realizados mutirões de limpeza em 66 bairros, retirados 278 caminhões de entulhos e recolhidos em torno de 2.500 pneus. Foram efetuados tratamentos mecânico e químico em todas as áreas com focos positivos do mosquito na cidade, tanto nos casos suspeitos como nos confirmados de dengue, elaboradas notificações orientando os moradores sobre as irregularidades, contendo o prazo para saná-las e estabelecidos o fluxo de notificação no município junto às unidades de saúde, com a instalação de uma linha telefônica exclusiva para melhor rapidez, quanto ao combate do mosquito adulto contaminado.

Foram ainda adquiridos todos os EPCs e EPIs- Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual para a proteção dos Agentes de Combate à Endemias no desenvolvimento de suas atividades laborativas. Para maior agilidade no atendimento de denúncias priorizando as que contiverem fotos, dando resposta do andamento o processo e esclarecendo as dúvidas dos cidadãos, foi criado o e-mail denguedenuncias@varginha.mg.gov.br.


Ação Fiscalizadora

Ao longo do ano foi mantida nos imóveis insalubres uma Ação Fiscalizadora através de Agentes Fiscais com orientação e autuação sobre a dengue. Esta mesma Ação foi implantada com relação às denúncias e constatações de maus tratos referentes aos animais, quer em residências, quer em estabelecimentos comerciais, principalmente em se constatando a venda de animais vivos, sendo os casos acompanhados até a sua solução, sendo quando necessário, proposta a cassação do Alvará do Estabelecimento infrator.


Núcleo de Mobilização Social Para o Combate à Dengue

Criado através de Decreto o Núcleo de Mobilização Social Para o Combate à Dengue, o qual foi devidamente estruturado e empossado. Foram ainda priorizadas as Ações Educativas, com palestras e apresentações de Teatro de Fantoches em diversas Escolas, Creches, Parques, Praças e Entidades Afins, através do Núcleo de Mobilização Social, presidido pela Engenheira Rosângela Conde, que através da personagem Mariágua, criada pela Vice-Presidente, Claudenice Martins, conversa de forma interativa e saudável sobre diversos temas, tais como preservação e conservação do meio-ambiente, maneira correta de se filtrar e tratar a água a ser consumida, doenças transmitidas pela água contaminada, tais como cólera, verminoses, febre tifóide e hepatite A, medidas a serem tomadas com relação à prevenção e o combate à dengue e cuidados a serem tomados com relação à prevenção e o combate às aranhas e escorpiões, com explicação mostrando o manejo destes animais.

“Além de todas essas ações, equipamos o Laboratório, monitoramos e realizamos análises da água servida no município mensalmente, em diversos pontos e estabelecimentos da cidade. Implementamos o Setor de Captura e Controle de Escorpiões no município de Varginha, que serve de modelo para as demais cidades circunvizinhas e elaboramos e tramitamos o processo, finalizando o ano de 2014, com a realização do Concurso e a Contratação de 20 Agentes de Combate à Endemias para suprir as necessidade dos nossos departamentos, cujos Servidores que trabalharam com muito foco, rigor e determinação, agradecemos pelo apoio e parabenizamos pelo labor”, destacaram Rosângela Conde e José Donizete Souza, responsáveis pelos Setores de Combate a Dengue e Vigilância Ambiental.