Central 135 confirma comparecimento de segurado previamente agendado no INSS

Com o objetivo de otimizar o atendimento nas Agências da Previdência Social em todo o país, os agendamentos realizados pela Central 135 têm sido confirmados junto aos segurados. Da mesma forma que muitos consultórios médicos ligam para os seus pacientes para confirmar a consulta, os segurados do INSS, com atendimento previamente agendado, podem receber um telefonema de confirmação do comparecimento na unidade escolhida. Essa medida é importante, porque 25% dos usuários, em média, não cumprem o agendamento, segundo a chefe de Atendimento do INSS em Belo Horizonte, Luciana Antunes.

O serviço é realizado apenas para confirmar se o segurado vai comparecer ou não ao agendamento. “É importante destacar que, em hipótese alguma, são solicitados dados, como número de benefício, senha ou conta bancária”, alerta a servidora, preocupada com eventual ação de aproveitadores. Luciana Antunes explica que a Central 135 possui todos os dados do segurado, não tendo necessidade de pedir informação por telefone.  Normalmente, o atendente confirma o nome completo do segurado, o dia, horário e local do atendimento, além de reforçar sobre a documentação que deve ser apresentada.

A ligação é feita para o número de telefone que o usuário cadastrou no INSS e, mesmo que a Central não consiga falar com o segurado, o agendamento é mantido. Luciana explica que a iniciativa resulta na liberação de vagas para outros interessados. “Ao entrar em contato com o segurado, até três dias antes da data agendada, é possível levantar as desistências e liberar essas vagas para outras pessoas, agilizando o sistema de atendimento”, ressalta.

Remarcação – O usuário que não puder comparecer ao serviço agendado em uma Agência da Previdência Social deve cancelar ou remarcar com, no mínimo, 24 horas de antecedência. Se o segurado simplesmente não comparecer, sem desmarcar, ele terá que esperar 30 dias para agendar novamente. A remarcação e o cancelamento são feitos junto à Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita, se feita de telefone fixo, e tem custo de ligação local, quando originada de celular.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social
(31) 3249-5076 /5023


Nilmara Carla Pereira
Superintendência Regional Sudeste II - MG