Doze insights para motivar a Liderança

1-Ninguém é líder porque alguém diz que ele é; e nem deixará de ser porque alguém diz que não será... Proficiência, visão lógica, perfil democrático, estudo e desenvolvimento da capacitação é o que poderá – ou não – guindá-lo ao posto máximo.

2-Quando você repreender um funcionário por erro, faça-o de forma educada. Se o ofender, ele pode até não dar o “troco” pra você na hora, mas certamente dará o “troco” depois no trabalho...

3-De Office-boy a empresário, de peão de fábrica a industrial, de empregado a líder é, sim, possível. Para tanto o profissional deve estar imbuído do sonho de crescer e chegar ao topo da carreira. Transformar sonhos em realidade é uma das qualidades do profissional de alto impacto!

4-Líder experiente não se enerva nem quando reclama nem quando ouve reclamações. Mantém-se sempre frio, equilibrado, tranquilo.

5-Um líder, tenha os problemas que tiver, ao cumprimentar um funcionário não deve abrir a mão e fechar a cara.

6-Líder, tenha em mente que criar um novo produto significa, além do produto, agregar vendas de itens complementares. “A oferta de um produto cria demanda por outros produtos” (Jean Baptiste Say)

7-A inflexibilidade de alguns líderes de ousar, criar e produzir por outros métodos, faz muitas empresas soçobrarem no prejuízo.

8-Não cabe ao líder tergiversar nas explicações. Quando a pergunta é vital a resposta deve ser direta e conclusiva.

9-É vã a ideia “o que eu sei não ensino para ninguém...”. Informações guardadas no caixa-forte do egoísmo com o tempo envelhecem e ficam obsoletas.

10-Antes de liderar pessoas pense que você, como líder, lidera almas e corações. E aquele que lidera com altruísmo, bondade, justiça, faz parceria com Deus. E então, acaso quer parceiro melhor?

11-Líder, não perca a altivez e o pulso firme! Se precisar adular um funcionário para fazer um serviço é sinal que perdeu a voz de comando.

12-Em momentos em que o erro pode ser fatal, pare, abra sua valise de opções e reflita: se tiver certeza, decida; se pairar dúvidas, desista!


Inácio Dantas
(do livro © “Insights para Motivar a Liderança)
www.amazon.com.br