Educação Permanente na UPA

Visando o aperfeiçoamento constante de seus profissionais, dando 
continuidade a um trabalho mensal realizado na UPA-Varginha.

Aconteceram as aulas de Educação Permanente com os temas: Prática de administração de medicamentos em Vasto Lateral da Coxa , realizada pelas  Enfas Máriman, Alessandra e Nair. Conscientização sobre o Uso correto de EPIs, realizado pelo Eng. Jorge do SESMT da Prefeitura de Varginha. Prática sobre Balanço Hidroeletrolítico realizada pelos Enfos João, Eveline, Aline e Isabela. AS condutas e técnicas corretas, facilitam o trabalho em equipe e melhora a qualidade de vida ao usuário.  Nas aulas ministradas foram abordadas as práticas para a segurança no trabalho e qualidade na assistência prestada.  

Na enfermagem, o cuidado é realizado 
no encontro entre quem o realiza e quem o recebe

O cuidado de enfermagem é a essência da profissão, que apresenta uma vertente objetiva referente ao desenvolvimento de técnicas e procedimentos, sendo uma vertente subjetiva balizada pela sensibilidade, criatividade e intuição.

O trabalho de enfermagem visa à integralidade do sujeito, consequentemente o cuidado deve conjugar a arte e a técnica, por isso é possível determinar que a sua execução requer conhecimento do outro, sobre o outro e sobre nossas competências enquanto equipe de enfermagem.

Assim sendo, o cuidado de enfermagem não deve se desvincular do seu lado humano, mesmo com os avanços tecnológicos, que podem levar à carência das expressões humanas. Deve-se considerar que o ato de cuidar implica o estabelecimento de interação entre sujeitos (quem cuida e quem é cuidado) que participam da realização de ações e que isso é a verdadeira essência da enfermagem.

Prática na Manipulação do Telecárdio

Ministrada pelas  enfermeiras Nair, João,Carmen e Alessandra a palestras sobre Prática na Manipulação do Telecárdio abordou  um conceito com vários usos e significados. Antes de mais, é o oposto da teoria apesar de também lhe ser complementar. A prática é a ação que se desenrola com a aplicação de certos conhecimentos. Por exemplo: “Tenho todos os conhecimentos teóricos necessários, mas ainda não sou capaz de os levar à prática com êxito”, “Dizem que um científico chinês conseguiu demonstrar  teorias milenárias na prática”.

A enfermagem, por se caracterizar como uma profissão dinâmica, necessita de uma metodologia que seja capaz de refletir tal dinamismo. O processo de enfermagem é considerado a metodologia de trabalho mais conhecida e aceita no mundo, facilitando a troca de informações entre enfermeiros de várias instituições. A aplicação do processo de enfermagem proporciona ao enfermeiro a possibilidade da prestação de cuidados individualizados, centrada nas necessidades humanas básicas, e, além de ser aplicado à assistência, pode nortear tomadas de decisão em diversas situações vivenciadas pelo enfermeiro enquanto gerenciador da equipe de enfermagem.