Em Varginha Escola Municipais a Educação em Tempo Integral é uma Realidade


Integral, por definição, quer dizer total, inteiro, global. É isso o que se pretende com a Educação Integral: desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos. Um grande desafio, mas que já começa a tomar forma.

Em Varginha a Educação em Tempo Integral já e uma realidade nas escolas do Campo e  CEMEIS - Centro Municipal de Educação Infantil, onde os alunos recebem os cuidados necessários de acordo com a idade, variando dos cuidados  exigidos pelas crianças de 0 a 3 anos de idade (recreação, horário de soneca, alimentação e higiene) às oficinas pedagógicas (arte, musicalização, esporte, artesanato e horta), sempre com o apoio de voluntários parceiros da Secretaria de Educação.

Atividades que além de divertidas favorecem o desenvolvimento físico, motor, intelectual e artístico das crianças e garantem aos pais e responsáveis a  tranquilidade para trabalharem sabendo que seus filhos estão sob cuidados especiais.

Escolas Rurais

A Educação em tempo Integral é realidade nas escolas do Campo: Escola M. Pedro Reghin, Escola M. Cláudio Figueiredo Nogueira, Escola M. José Alencar, Escola M. Paulo Cândido de Figueiredo, Escola M. Emílio Justiniano de Rezende Silva, Escola M. Mascatinho,  Escola M. Santa Terezinha e Escola M. José Pinto de Oliveira, que atendem das 7h às 15h, crianças de Educação Infantil ao 5º ano, com oficinas de canteiros, artesanato e brinquedo regional, esporte, acompanhamento pedagógico e percussão; sendo que algumas oferecem oficinas e informática e dança.

CEMEIS - Centro Municipal de Educação Infantil

Já na cidade, oferecerem Educação Integral o Berçário Mãe Rosa, e as Cemeis Nossa senhora das Graças, Pequeno Polegar, Célia Campos Tavares, Clery Forjaz, Loureiro, Fany Nogueira, Girassol, Dona Ieda Carvalho Silva, Mundo Encantado, Nave Mágica, Maria Amélia de Jesus e Santa Rita, que atendem crianças e 0 a 3 anos de idade, com oficinas de formação e  educação integral através de atividades de psicomotricidade, artes, brincadeiras, estimulação motora, histórias, vídeo e músicas, entre outras. 

Caic I

Completando o quadro, o Caic I, do bairro Imaculada, atende 60 alunos  do 6º ano do ensino fundamental, através do programa “Mais Educação”, com oficinas de acompanhamento pedagógico de letramento em matemática e inglês, xadrez, pintura e  jornal escolas e, em parceria com o Unis,  desenvolve o projeto de musicalização.

A proposta da Secretaria de Educação é que o debate sobre a educação Integral esteja vivo e seja replicado, aprofundado e que acompanhe o movimento cotidiano em torno do Projeto Político Pedagógico em cada escola. Um debate que deve ser permanente nas escolas através de avaliação contínua, com base em reflexões construtivas, o que configura o exercício pleno da Gestão Democrática na educação.