Nono Batalhão de Bombeiros Militar em Varginha forma a primeira militar MASA do CBMMG


A Segundo Tenente Izabela Takeda Barbosa lotada no batalhão de Varginha foi a única militar feminino voluntária a participar e a primeira da Corporação a concluir o Curso de Mergulho Autônomo e Salvamento Aquático 2015 (MASA), com êxito.

Com início em 19 de janeiro e duração de três semanas, o curso foi dividido em duas fases, a primeira avaliou os alunos nas áreas de planejamento de mergulho, suporte básico de vida, utilização do Oxigênio, mergulho geral e provas práticas; a segunda fase abrangeu mergulho noturno, técnicas de varreduras, utilização de bússola, Salvamento Aquático e mergulho profundo a 45 metros. Em todas as avaliações a militar não obteve qualquer vantagem, o tempo das provas, assim como a avaliação dos quesitos das provas que não eram por tempo foram aplicados igualmente, sem distinção de avaliação por gênero. Em pé de igualdade, a 2º Ten BM conquistou a sétima colocação no curso, em que formaram 22 militares.

O curso incluiu diversas atividades de elevado grau de dificuldade e que exigiram bastante do condicionamento físico e mental dos participantes, de forma que ao final, estivessem habilitados para realizar as atividades de salvamento aquático e resgate de pessoas e bens submersos realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.


Assessoria de Comunicação Social do 9ºBBM
Av. Antônio de Pádua Amâncio, 145, Industrial JK, Varginha/MG
Tel. (35) 3690-7200 - (35) 3690-7214