Sustentabilidade: IFSULDEMINAS planeja redução de 30% do consumo de recursos

Comissão de Logística Sustentável da instituição 
coloca em prática ações de consumo racional

A Comissão do Plano de Logística Sustentável do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) definiu um plano de racionamento de água, energia e papel. No encontro realizado na última quarta-feira, 04 de fevereiro, os integrantes da comissão estipularam 10 ações para alcançar a meta de economia e de redução de consumo em 30%. “Nossa função é ajudar a comunidade acadêmica a utilizar os recursos com racionalidade, através de ações e planos de comunicação intensivos. Queremos mensurar o que é bom e o que precisa melhorar em termos de uso racional”, explicou a integrante da Comissão, Pâmela de Oliveira, ao apresentar as ações aos dirigentes da instituição.

Dentre as providências para a contenção do consumo, a comissão já iniciou o envio de boletim eletrônico aos servidores, contendo dicas de economia para a conscientização de todos sobre a meta estipulada. A comissão pretende avaliar mensalmente os gastos e atualizar a comunidade escolar sobre a economia do período. “Vamos verificar e criar ações para auxiliar a comunidade a diminuir o consumo”, completou Pâmela.

A palavra dos dirigentes

As ações definidas durante o encontro foram apresentadas aos membros do Colégio de Dirigentes e sua implementação será uma das pautas da próxima reunião prevista para o final de fevereiro ou início de março.“Na próxima reunião dos conselheiros, vamos discutir detalhadamente cada ação e averiguar o que é exequível em curto, médio e longo prazo. Veremos o que demanda mais ou menos recursos”, explicou o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, ao final da reunião do Colégio dos Dirigentes.

A Comissão do Plano de Logística Sustentável foi criada em 2012 e tem por missão analisar, diagnosticar e monitorar o volume de materiais derivados dos recursos naturais consumidos pela instituição.

Durante a reunião, o reitor do IFSULDEMINAS motivou os representantes de todos os câmpus da instituição a adotarem as ações de sustentabilidade nas comunidades escolares. “O mundo está passando por um momento crítico. Enquanto instituição de ensino, precisamos dar o exemplo. Quero ver a operacionalização dessas ações na prática,”, conclamou o reitor, para quem a primeira e imediata ação deve ser a sensibilização. De acordo com o professor Marcelo Bregagnoli, as obras do IFSULDEMINAS serão projetadas considerando a minimização de impactos ambientais e valorização da economia de recursos naturais. “Muitas obras iniciarão neste ano e precisamos pensar no aproveitamento da água, como utilizar melhor o solo e usar melhor as fontes de energia alternativa”, defendeu Bregagnoli.