Vereadores buscam alternativas para incentivar economia de água

A Câmara de Varginha está mobilizada na promoção de ações que incentivem a economia do consumo de água no Município de Varginha.

Com a grave crise hídrica que afeta todo país, a única solução é economizar e o poder público pode atuar oferecendo alternativas para que isso ocorra.

Na última quarta-feira dois vereadores levantaram essa questão na tribuna e apresentaram proposições que têm como objetivo ajudar a amenizar o problema da falta de água. Um deles foi o presidente da Câmara, vereador Rômulo Azevedo Ribeiro, que sugeriu à Prefeitura que conceda desconto no IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano – para aqueles contribuintes que tiverem em casa reservatórios de retenção da água das chuvas. “Esses reservatórios, que também são conhecidos como caixas de captação, além de funcionar como espaço de armazenamento de água reutilizável, que poderá ser aproveitada para lavar veículos, calçadas, pátios ou mesmo regar jardins, também ajuda a retardar o escoamento das águas para as galerias pluviais, promovendo menor impacto, ajudando a amenizar o efeito das chuvas e evitar enxurradas. É uma iniciativa que só beneficia o meio-ambiente e ainda ajuda a economizar na conta de água”, explica o presidente.

A proposta também visa beneficiar aqueles contribuintes que possuem áreas permeáveis em seus terrenos, ajudando, assim, a reter a água da chuva, evitando que inunde as ruas e sobrecarregue dutos de drenagem pluvial da cidade, além de ajudar na realimentação do nível do lençol freático. “Precisamos estimular ações que visam à economia dos nossos recursos hídricos. Acredito que o senhor prefeito será sensível ao analisar essa proposta”, disse Rômulo.

Desconto na conta

A outra proposta foi apresentada pelo vereador Leonardo Ciacci e encaminhada para a Copasa.  Ele está pedindo que a companhia proporcione um desconto na conta de água e esgoto para aquele munícipe que economizar, pelo menos, 30% no consumo. “Penso que essa medida pode beneficiar tanto residências quanto estabelecimentos comerciais e industriais e como o consumo vai ser reduzido e sobre ele vai haver um desconto, o consumidor terá uma redução considerável no valor pago na fatura da água”, explicou o vereador.

Leonardo também sugeriu que além do desconto fossem promovidas campanhas educativas para conscientizar e orientar a população sobre a importância de economizar água.