24/03 - Dia Municipal de Mobilização de Combate à Dengue e à Febre Chikungunya!

Fique atento às ações educativas de Prevenção


O Dia 24 de Março foi instituído como o Dia D de Mobilização Municipal contra a à Dengue e à Febre Chikungunya. A intenção é unir forças e estimular a população de Varginha a dedicar ao menos 30 minutos por semana  para os cuidados com seus imóveis, afim de que fiquemos livres dos vetores.

Portanto pedimos que em todas as Escolas do Município nesta terça-feira, 24 de março, sejam desenvolvidas ações educativas ao menos por 30 minutos, afim de que não tenhamos em nosso município, uma Epidemia de Dengue.

Essa reflexão ficará a critério de cada Escola, porém, para auxiliar neste sentido, estamos enviando as informações aqui contidas.

Em Varginha, durante todo o ano de 2014 a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, por intermédio do Setor de Vigilância Ambiental, incluindo o Combate à Dengue, realizou ações intensas através de mutirões e vistorias preventivas em praticamente todos os bairros e residências da cidade, fazendo com que na cidade o índice de infestação se mantivesse bastante baixo, tendo agora em 2015 se elevado ainda que para médio risco, mesmo com a continuidade das medidas.

Têm sido também priorizadas as ações educativas com palestras e apresentações de teatro de fantoches em diversas Escolas, Creches, Parques, Praças e Entidades Afins, através do Núcleo de Mobilização Social, presidido pela Engenheira Rosângela Conde, que através da personagem Mariágua, criada pela Vice-Presidente, Claudenice Martins, conversa de forma interativa e saudável sobre  a Preservação e conservação do meio-ambiente, maneira correta de filtrar e tratar a água a ser consumida, através da distribuição de impressos pela Dona Helô, doenças transmitidas pela água contaminada, tais como cólera, verminoses, febre tifóide e hepatite A, medidas a serem tomadas com relação à prevenção e o combate à dengue, com explicação mostrando as larvas do mosquito da dengue pelo Senhor Inocêncio e exibição de desenho orientativo com esclarecimento de dúvidas pela Agente e Secretária do Núcleo, Viviane Santos. São ainda tratados temas relacionados aos  cuidados a serem tomados com relação à prevenção e o combate às aranhas e escorpiões, com explicação mostrando o manejo destes animais, mini-teatro de Fantoches com a personagem Mariágua e o personagem Tupãzinho, idealizados por Claudenice Martins, conscientizando sobre todos os tópicos acima descritos, além de animação com o ET (Denguito) e os Ursos Puff (Dengoso e Denguinho.


MANEIRAS DE PREVENÇÃO À DENGUE:

*Limpar e tampar caixas d' água,

*Limpar calhas,

*Descartar corretamente o lixo,

*Tampar galões, tonéis, poços, latões e tambores,

*Cobrir e secar pneus que não estão sendo utilizados,

*Limpar e secar bandejas de ar-condicionado e de geladeiras,

*Manter os vasos de plantas sem pratinhos ou colocar areia nos pratinhos,

*Não acumular água em bromélias e outras plantas,

*Fechar vasos sanitários que não são usados constantemente,

*Virar os baldes e garrafas com a boca para baixo,

*Esticar lonas de cobertura para não formar poças de água,

*Sempre tratar a água de piscinas e fontes.


DENGUE!
OU A GENTE ACABA COM ELA
OU ELA ACABA COM A GENTE!
Seja inverno ou verão, faça chuva ou faça sol, a dengue nos ameaça o ano inteiro!
Não podemos nos descuidar!


CUIDADOS EM ÉPOCAS CHUVOSAS

Nesta época de chuvas lembramos também sobre os cuidados que devem ser tomados com relação ao armazenamento de água captada das chuvas!  É importante que sejam devidamente tampados ou cobertos com telas bem finas e que se coloque cloro nestes recipientes. Todo cuidados é pouco porque estas águas estão se tornando grandes focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e do Chikungunya!


AJUDE-NOS A COMBATER OS FOCOS DE DENGUE EM VARGINHA!

DENUNCIE!

VIA TELEFONE: 3690-2230



DENGUE!!!

TODO MUNDO CORRE PERIGO!!!