Bancos irão enviar extrato de Imposto de Renda para segurados do INSS

As instituições pagadoras de benefícios previdenciários vão enviar 6,2 milhões de Demonstrativos de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) para a residência dos segurados que têm a obrigação legal de prestar contas à Receita Federal. Enquadra-se, nessa situação, quem recebeu, em 2014, rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 ou rendimentos isentos – não tributáveis ou tributados somente na fonte – cuja soma seja superior a R$ 40 mil.

“Caso não recebam o extrato de Imposto de Renda, os segurados devem procurar a agência bancária responsável pelo pagamento, já que é uma obrigação dos bancos fornecer esse documento”, alerta a assessora de Benefícios da Superintendência do INSS Sudeste II, Alba de Assis. É importante destacar que o extrato também estará disponível nos terminais de autoatendimento dos bancos.

Site - Os segurados da Previdência podem ainda consultar o Demonstrativo de Imposto de Renda de Pessoa Física no Portal www.previdencia.gov.br. O documento pode ser acessado pelos 32 milhões de segurados do INSS, incluindo os isentos.

Para consultar o extrato no site da Previdência, o segurado deve acessar a Agência Eletrônica, informar o ano base, no caso 2014, o número do benefício, a data de nascimento, o nome do beneficiário e o CPF. Não é necessário o uso de senha.

O prazo para a entrega das declarações de Imposto de Renda começa nesta segunda-feira (2) e termina em 30 de abril.

Outras informações na Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.