Fundação Cultural define detalhes da 2ª Feira de Maio da Economia Criativa de Varginha


Tudo definido para a 2ª Feira de Maio da Economia Criativa de Varginha, com a realização de mais uma Mega Exposição mostrando a variada produção artesanal da cidade, com a participação de mais de 130 expositores. O Evento acontecerá de 5 a 10 de maio/15, de 9h às 22h, no Complexo Cultural da Praça do ET e Concha Acústica Mariângela Calil, no centro de Varginha.

A Fundação Cultural do Município de Varginha, executora da política pública municipal de cultura, prioriza a cultura como instrumento de transformação e de construção da cidadania cultural, isto é, o acesso de todos os segmentos sociais aos bens culturais e a implantação de uma economia da cultura, da economia criativa geradora de oportunidades de trabalho e renda para aqueles que têm na sua criatividade e talento o meio de obter autonomia cidadã, social e econômica. 

A partir desses princípios e conceitos basilares, a Fundação Cultural de Varginha instituiu o SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA CRIATIVA, cuja implementação está sendo efetivada pelo Programa Estruturante de Economia Criativa, através das Feiras de Economia Criativa e das exposições que acontecem no Foyer do Theatro Capitólio, com a participação efetiva de 120 artesãos das mais variadas tendências.

Para a realização da 2º FEIRA DE ECONOMIA CRIATIVA DE VARGINHA, que acontecerá no período de 05 a 10 de maio de 2015 (Semana das Mães), no espaço público cultural da Praça do ET/Concha Acústica Mariângela Calil, reuniram-se na Casa da Cultura de Varginha, no dia 24 de março de 2015, das 16 às 18 horas, os artesãos e artistas autônomos, as associações artesanais e as entidades sociais com atuação no processo de inclusão social de pessoas carentes através do artesanato, para discutir, debater, analisar e fornecer sugestões e subsídios para a elaboração do PROJETO EXECUTIVO DA 2ª FEIRA DE ECONOMIA CRIATIVA DE VARGINHA.

A reunião foi coordenada pelo Diretor-Superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Prof. Francisco Graça de Moura, que contou com a assessoria do Coordenador de Eventos Artísticos da instituição, Produtor Rosildo Beltrão.

Para o Professor Francisco Graça de Moura, idealizador e mentor do Projeto, “a perspectiva é de que a 2ª Feira de Economia Criativa de Varginha contará com a participação de 130 artesãos e artistas e poderá, segundo estatísticas e sucesso comprovado nas edições anteriores, gerar uma receita de R$500.000,00 (quinhentos mil reais). Além disso, vamos contar com uma ampla Praça de Alimentação com a participação da Associação dos Vendedores Ambulantes, e numa tenda especial será montado um palco para abrigar diversos shows musicais dos mais variados estilos, valorizando e colocando em destaque também a vasta Produção musical de cidade. Queremos contar com a participação e apoio de público varginhense que andava carente de boas realizações socioculturais”, afirma com entusiasmo o Diretor Superintendente.

No dia 14 de abril de 2015, a Fundação Cultural de Varginha divulgará a versão final do Projeto Executivo e a Programação da 2ª Feira de Economia Criativa de Varginha, contendo todas as sugestões e subsídios coletados e recolhidos nesta produtiva reunião de 24 de março de 2015.

Maiores informações e detalhes no Núcleo de Coordenadoria de Eventos Artísticos da Fundação Cultural, à Praça Matheus Tavares, 121, no centro de Varginha, com a Servidora Bianca Gomes, telefone (35) 3690 2700, ou através do email: eventos@fundacaoculturaldevarginha.com.br