Câmara promove reunião sobre Segurança Pública e abre espaço para manifestação popular


A Câmara Municipal de Varginha promoveu, na noite da última segunda-feira (13), uma reunião de emergência para discutir a segurança pública do Município. O plenário ficou lotado com a presença dos participantes.

Estiveram presentes o juiz de Direito, Antônio Carlos Parreira, o delegado da Polícia Federal, João Carlos Giroto, o comandante da Polícia Militar, tenente coronel Edílson Valério, o delegado da Polícia Civil, Gustavo Gomes, comandante do Corpo de Bombeiros, major Giuvaine Barbosa de Moraes, o diretor da Guarda Municipal de Varginha, Jair Gabriel, o presidente da 20ª Subseção da OAB/Varginha, Ubirajara Franco Rodrigues, o representante do Deputado Federal, Diego Andrade, Carlos Aílton Martins, além de representantes de sindicatos, da imprensa e demais setores da sociedade civil.

A reunião durou cerca de três horas, tempo em que os interessados puderam se manifestar livremente. Primeiramente fizeram o uso da palavra os representantes da Segurança Pública, como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. Todos usaram seu tempo para expor os problemas do setor e as ações que cada órgão tem tomado para tentar reduzir ao máximo o índice de criminalidade em Varginha.

A opinião dos representantes desses órgãos foi unânime ao afirmarem que Varginha tem um dos menores índices de criminalidade da região, mas que mesmo assim, várias estratégias são realizadas para reduzi-lo ainda mais.

A palavra foi aberta à população, que também fez questionamentos e deu sugestões sobre o assunto e, ao final, os vereadores fizeram seus comentários e, também, sugeriram ações para que Varginha fique mais segura.

Ao final de todas essas colocações, o presidente da Câmara, vereador Rômulo Azevedo Ribeiro, fez um resumo do que havia sido tratado e definiu as diretrizes a serem tomadas ao término do encontro.

Dentre as ações propostas durante a reunião estão:

- O fortalecimento do Fundo Nacional de Segurança Pública

- O fortalecimento do Comsep – Conselho Municipal de Segurança Pública

- Ampla divulgação do Disk-Denúncia (181) para que a população utilize mais formas de contato com a Polícia, além do 190

- Promoção de um trabalho integrado entre todas as forças de segurança pública, em que todos compartilhem estratégias

- Fortalecimento do vídeo-monitoramento como ação de prevenção e repressão

- Ampliação do programa Rede de Vizinhos Protegidos por toda a cidade de Varginha

- Campanha maciça, apoiada pela imprensa da cidade, contra o crime e pela prevenção da criminalidade

- Solicitar apoio dos Governos Municipal, Estadual e Federal  para que sejam feitos investimentos  no setor, principalmente no que se refere à benefícios para servidores e equipamentos

Além dessas propostas, a Câmara Municipal também está disponibilizando seus canais de comunicação para que a população se manifeste, com sugestões. Até quinta-feira (16) as sugestões podem ser enviadas para o Facebook da Câmara: www.facebook.com.br/camaradevereadoresdevarginha. Também podem ser manifestadas pelo telefone: (35) 3219-4757 ou pelo email: imprensa@camaravarginha.mg.gov.br