Prefeitura, Porto Seco e Inter Aduaneira pedem a Azul para reativar linhas aéreas


O vice-prefeito Vérdi Melo, juntamente com os empresários Breno Pallhares, da Inter Aduaneira, Breno Paiva, do Porto seco e o Administrador do aeroporto Rogério Evaristo reuniram em Belo Horizonte com o assessor da presidência da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras, quando fizeram um apelo para que fossem restabelecidos os voos comerciais Varginha/ Belo Horizonte e Guarulhos.

Na oportunidade eles demonstraram ao senhor Veras, além dos potenciais do aeroporto de Varginha, a importância do Porto Seco e da Inter Aduaneira para fomentar o transporte aéreo na região, que atualmente chega à casa de um milhão de pessoas.

Foi ressaltado também, a importância da cidade como polo regional, além dos os investimentos que a Prefeitura fez no Aeroporto, já prevendo a volta dos voos, inclusive com a constituição de uma Brigada contra Incêndio e um caminhão moderno com todos os equipamentos para dar suporte para o exercício pleno das atividades.

“Veras gostou do que viu e ficou convencido de que o nosso aeroporto realmente tem potencial para receber aeronaves Embraer 190, com capacidade de 118 passageiros, além de aeronaves destinadas a cargas”, contou Vérdi.

Segundo ele, o assessor da presidência da Azul Linhas Aéreas informou que empresa está firmando parceira com o Governo de Minas, com possibilidade de redução de recolhimento de ICMS, e, em contra partida, a Azul vai restabelecer os voos em 10 cidades mineiras e Varginha poderá ser incluída.

“Outra possibilidade, de acordo com Veras, é a regulamentação da Lei Federal que subsidiaria a ocupação de percentual nas aeronaves, mas desde que sejam novas linhas aéreas, o que poderá acontecer no segundo semestre”, explicou o vice-prefeito, que considerou a reunião bastante positiva e promissora.

Melhorias no Aeroporto

Outro encontro que o vice-prefeito teve em Belo Horizonte foi com o Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, com quem conversou sobre as futuras obras do aeroporto de Varginha.

“O Secretário foi informado de todos os potenciais, bem como a necessidade de investimento no Aeroporto, tendo demonstrado muito interesse em nos ajudar junto ao Governo Federal, no sentido de que o projeto de melhorias seja autorizado”, contou Vérdi.

Segundo ele, em resumo, Estado e município deverão se reunir com representantes do Governo Federal para demonstrarem a importância do projeto para Varginha e região.