Racibe propõe criação de unidade Castramóvel em Varginha

A vereadora Racibe da Acrenoc, através de uma indicação apresentada na Câmara Municipal, solicitou ao Executivo, se há possibilidade do município de Varginha implantar uma unidade móvel para cirurgias em cães e gatos, denominada Castramóvel.

O Castramóvel visa atuar diretamente na redução da população de animais de rua e também diminuir a transmissão de zoonoses no município.

Racibe destaca que a medida visa contribuir para o controle das espécies e melhorar a área de saúde pública da população. “Os principais objetivos dessa medida são: controlar o crescimento da população de rua de cães e gatos de bairros mais pobres, comunidades e abrigos carentes; diminuir o índice de abandono e maus-tratos; oferecer informação/educação para o bem-estar animal; oferecer assistência clínica básica e cirúrgica”, disse.

Ainda segundo a vereadora, a proposta do castramóvel, como é chamado em alguns lugares em que foi implantado, é visitar os diversos bairros do município para fazer as castrações e orientar a população sobre a posse responsável.

“A iniciativa minimizará riscos de doenças e terá seus efeitos mais perceptíveis em médio e longo prazos, quando as vias públicas do município terão menos cães e gatos abandonados. A castração garantirá à população humana mais qualidade na questão da saúde coletiva, uma vez que reduzirá a proliferação de doenças como a leishmaniose” destacou.