Caminhão da Dräger chega na UPA de Varginha


Em mais uma ação da Prefeitura de Varginha, através da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o caminhão da Dräger Truck, equipado com um moderno showroom e sala de treinamento com recursos audiovisuais, chegou a Varginha, onde hoje e amanhã, dias 24 e 25, estará oferecendo treinamento aos profissionais da área medica atuantes em Terapia Intensiva, no estacionamento da UPA.

No recinto estruturado para promover educação continuada, Especialistas de Produtos da Dräger oferecerão treinamentos clínicos, com ênfase em terapia intensiva e ventilação mecânica. Os participantes – médicos intensivistas, fisioterapeutas, enfermeiros e engenheiros clínicos – discutirão situações-problema rotineiras em sua prática clínica e aprenderão a contorná-las utilizando ventiladores mecânicos Dräger. “Abordaremos temas como assincronia entre paciente e ventilador, desmame de ventilação mecânica e ventilação mecânica básica para enfermagem e equipe de Engenharia Clínica”, informa Camila Oliveira, Gerente de Comunicação.

Além disso, no mesmo local, instrutores da empresa trabalharão – junto a técnicos, engenheiros, enfermeiros e médicos do trabalho, profissionais envolvidos em saúde, segurança e meio ambiente das indústrias e empresas em geral, brigadistas, bombeiros, mineradores, e petroleiros – as Normas Regulamentadoras (NRs), bem como os produtos aplicáveis a cada uma delas. Serão foco das atividades: NR 33 – Espaço Confinado, NR 23 – Combate a Incêndio e NR 09 – Proteção Respiratória. Dependendo da região, serão abordadas outras, como NR 22 – Mineração e NR 30 Anexo 2, sobre plataformas empregadas na exploração e produção de petróleo e gás. “A Dräger possui portfólio de soluções extenso no segmento Segurança: são 153 linhas de produtos, com mais de 1.800 itens que possibilitam mais de 17 mil configurações. O que fazemos é oferecer kits de produtos criados sob medida para atendimento às NRs”, esclarece Rogério Caramante, Gerente de Marketing e Produtos.

De acordo com a chefe da Divisão de Urgências e Emergências da UPA, Rosana Morais, Varginha foi incluída na rota por possuir a uma UPA que é referência, segundo avaliação do Ministério da Saúde. Ela conta ainda que o veículo chegará na cidade por volta do meio-dia de domingo, 23, e ficará no estacionamento da UPA, onde segunda, 24, e terça-feira, 25, receberá o público-alvo. “Já foram feitas mais de 300 inscrições de profissionais da saúde de Varginha e região, pois ampliamos esse benefício para que o máximo de pessoas possam receber capacitação e adquirir novos conhecimentos através dos ensinamentos que serão prestados gratuitamente”.

Para o prefeito, Antônio Silva ,Varginha mais uma vez sai na frente, inclusive beneficiando a região, pois tem inscritos de várias cidades como Baependi. “É de suma importância que nossos profissionais recebam rotineiramente capacitação para que a cidade que possui um respeitável núcleo de medicina com quatro hospitais, um Centro Regional de Oncologia, tratamento especializado em outras áreas como cirurgias cardíacas, entre outros, continue sendo referência de atendimento à população, e agora conseguimos trazer para a cidade essa oportunidade de novos conhecimentos através do caminhão da Dräger”, disse Antônio Silva.

Ao visitar o showroom, os convidados terão a chance de conhecer e manusear produtos inovadores. Para os profissionais de saúde serão exibidos os ventiladores mecânicos Evita V300 e Savina 300. Já àqueles que trabalham com segurança serão apresentados equipamentos autônomos de respiração; equipamentos de proteção respiratória com linha de ar; equipamentos para saúde ocupacional; aparelhos portáteis para análise de gases; sistemas fixos de detecção de gases; etilômetro portátil; etilômetro fixo, o Interlock; equipamentos respiratórios para fuga; roupas de proteção química; capacete de combate a incêndio; tubos reagentes para detecção de gases; e sistema de comunicação em emergências.

Em geral

A estimativa é de que cerca de 13 mil clientes sejam impactados com a ação, cujo mote é educação continuada. O projeto já foi realizado com sucesso em países europeus, mas é a primeira vez na história da Dräger mundial em que são trabalhados simultaneamente os dois segmentos de atuação da empresa: Hospitais e Segurança.

Como pondera Caramante, o projeto da empresa especializada em “Tecnologia para a Vida” tem como grande objetivo elevar o relacionamento com o cliente para outro patamar, estabelecendo uma parceria verdadeira, com treinamento e cooperação. “Educação continuada é o que nos move. Queremos compartilhar conhecimento, contribuir para a formação dos profissionais. E, para isso acontecer, somos nós que nos deslocaremos até eles”, afirma. E adiciona: “Os clientes terão acesso a informações atualizadas e treinamentos específicos em suas áreas de atuação sem nenhum ônus e ainda no próprio local de trabalho. E eles receberão certificados.”

O ponto de partida do Caminhão Dräger foi na sede da empresa, em Barueri, no mês de maio. Dali, a equipe partiu rumo a Baixada Santista, e em seguida para Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O itinerário inclui paradas (cada uma com duração entre dois e quatro dias) em cidades de praticamente todos os estados brasileiros: Florianópolis, Curitiba, Campo Grande, Uberlândia, Goiânia, Brasília, Vitória, Macaé, Rio de Janeiro, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Porto Velho e Cuiabá, entre muitas outras como Varginha. Vale destacar que, durante todo o trajeto, segurança é ponto-chave: está instalado o sistema Interlock, etilômetro fixo da Dräger (o equipamento mede a concentração de álcool no ar expirado, inibindo os condutores que consumiram álcool de colocar o motor do veículo em funcionamento).

Sobre a Dräger

Fundada no ano 1889 na cidade de Lübeck, na Alemanha, a Dräger é hoje líder internacional nos campos da tecnologia médica e de segurança. “Tecnologia para a Vida” é seu princípio-guia: suas soluções inovadoras protegem, apoiam e salvam vidas. O portfólio de produtos da divisão Hospitais abrange estações de anestesia, ventiladores mecânicos, focos cirúrgicos, estativas, equipamentos de monitorização, soluções de TI e acessórios e consumíveis. A divisão Segurança, por sua vez, oferece sistemas fixos e móveis de detecção de gás, proteção respiratória, equipamentos de combate a incêndio e detectores de álcool e drogas. Em 1979, abriu capital, mas não deixou de ser uma organização familiar – agora, com a quinta geração no controle. Com sede em Lübeck, a Dräger está presente em mais de 190 países e tem aproximadamente 12.500 colaboradores em todo o mundo. No Brasil, onde se instalou em 1953, atuam cerca de 230 colaboradores em diversos estados. Sua sede fica em Barueri, na Grande São Paulo, e há filiais nas cidades de Salvador, na Bahia, de Recife, no estado pernambucano, de Macaé, no Rio de Janeiro, e de Triunfo, no Rio Grande do Sul. Além disso, possui representante de vendas em outros estados. A Dräger Brasil conta com produção local de máscaras descartáveis, produto que pertence ao portfólio do segmento Segurança.