Centro POP de Varginha abre suas portas nesta segunda-feira, 31/08


No período de 25 a 28 de agosto o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP de Varginha, passou por um processo de reestruturação,  que foi coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social – SEHAD, através do do setor de Vigilância Socioassistencial e da Proteção Social Especial de Média Complexidade.

Durante a semana houve atividades de capacitação da equipe, organização e reestruturação do espaço físico, bem como definição de mudanças na dinâmica de funcionamento do serviço. Espera-se que após esse momento de formação e reorganização o Centro Pop possa atender melhor as demandas do público-alvo, a população em situação de rua.

De acordo com as coordenadoras Thais Mendes, do setor de Vigilância Socioassistencial, e Viviane Capitani, da Proteção Social Especial de Média Complexidade, “o Centro POP foi implantado há pouco mais de um ano e sentimos agora a necessidade de avaliar o serviço prestado, seus avanços e seus pontos fracos. Assim, para continuarmos avançando na construção e consolidação dessa política de atendimento foi montada uma proposta de reestruturação do serviço que tem como intuito principal identificar a oferta, levantar as demandas e propor novos direcionamentos para adequação de acordo com as necessidades apresentadas, buscando atingir o que é recomendado nas normativas legais.”

Acredita-se que a proposta de reestruturação do Centro POP é uma maneira de contribuir para a redução das ocorrências de situações de isolamento, vulnerabilidade e risco sociais, seu agravamento ou reincidência; bem como para a ampliação do acesso aos direitos socioassistenciais pelos usuários do serviço e melhoria da estrutura de funcionamento do mesmo.

A SEHAD ainda informa que a partir de segunda-feira, dia 31 de agosto, o Centro POP reabrirá suas portas seguindo os novos protocolos estabelecidos durante o processo de reestruturação.