Mutirão da Alegria está no bairro Centenário II nesta quarta-feira

Agora em novo formato, o Mutirão da Alegria desta quarta 02/09, será no bairro Centenário II, lembrando que agora se transformou em uma revitalização completa do bairro visitado, incluindo atividades recreativas para a população local na Praça da Gruta.

Inovando cada vez mais, a Prefeitura de Varginha, através da Secretaria de Saúde, com os setores de Vigilância Ambiental e Zoonoses, estreitou as parcerias com as diversas Secretarias que já auxiliavam no mutirão da dengue para promover uma verdadeira transformação e revitalização nos bairros visitados pelos Agentes de Combate à Dengue e os atiradores do Tiro de Guerra. O primeiro Mutirão da Alegria foi realizado no bairro centenário I, de onde foram retirados 07 caminhões  e 07 caçambas de matérias inservíveis.

Assim, nesta quarta-feira, 02/09, o bairro Centenário II estará sendo premiado com este projeto inédito do Mutirão da Alegria, que inclui diversas parcerias e serviços tais. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, através do setor de trânsito e transportes será responsável pela revitalização da sinalização horizontal e vertical nas ruas do bairro, colocação de tampões nas placas de sinalização para evitar a entrada e o acúmulo de águas das chuvas. O setor de pavimentação fará a operação tapa-buracos e o asfaltamento nas ruas do bairro, o setor de limpeza urbana ficará encarregado da  varrição das ruas, varrição, capina e limpeza das praças, capina e limpeza dos terrenos públicos existentes no bairro.

A Secretaria de Meio-Ambiente ficará por conta da poda das árvores das praças e ruas do bairro; a Secretaria de agricultura pela limpeza geral do bairro através dos vários caminhões que serão disponibilizados para as diversas operações realizadas.

A Secretaria de Saúde será responsável pela organização e promoção do evento, através vigilância ambiental e o combate à dengue, contando com a colaboração dos agentes de combate às endemias e os agentes comunitários de saúde do PSF do bairro.

O Conselho Comunitário do bairro Centenário II vai colaborar com a divulgação e participação no evento, o Tiro de Guerra vai disponibilizar mão de obra através da colaboração voluntária dos seus atiradores e as empresas de caçambas vão colaborar com a colocação de diversas caçambas nas ruas do bairro para a retirada dos materiais inservíveis.

O Arrastão da Alegria desta quarta-feira, dia 02/09 no bairro Centenário II, contará também com toda a equipe do núcleo de mobilização social da dengue da vigilância ambiental que estará no bairro com seus personagens, promovendo brincadeiras e diversão para toda a população presente inclusive com brinquedos recicláveis produzidos pelos próprios integrantes do núcleo.

É a Prefeitura de Varginha inovando e saindo na frente mais uma vez, através da Secretaria de Saúde, no combate aos focos do mosquito da dengue, fazendo desta atividade preventiva uma transformação no bairro visitado, promovendo a sua completa revitalização com muita competência, harmonia e alegria, mostrando que em Varginha o pagamento do seu IPTU tem retorno certo e concreto no seu bairro e em toda a sua cidade.

Para o sucesso da iniciativa seus organizadores pedem pedimos aos moradores do bairro Centenário II, que retirem de suas casas, deixando nas calçadas,  todos os materiais inservíveis como móveis velhos, latas, vidros, metais, pneus, objetos que possam reter água, dentre outros, pois os caminhões de coleta só percorrem as ruas uma única vez. As caçambas, devidamente identificadas com os cartazes da dengue, serão colocadas no bairro centenário na terça-feira, 01/09, nas ruas demarcadas.

Haverá panfletagem orientativa no bairro Centenário II nos dias 31/08 e 01 de setembro, quando os agentes de combate à endemias e os agentes comunitários de saúde, percorrerão todas as ruas por onde passarão os caminhões de coleta.

Armazenamento de Águas das Chuvas

Lembramos ainda, sobre os cuidados que devem ser tomados com relação ao armazenamento de água captada das chuvas.  É importante que os recipientes sejam devidamente tampados ou cobertos com telas bem finas e que as águas sejam cloradas.  Lembrem-se, estas águas estão se tornando grandes focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, do Chikungunya e da Zica, por descuido da população.

Produtos utilizados no combate a dengue

Informamos que todos os produtos utilizados no combate a dengue (larvicidas e inseticidas) são distribuídos gradativamente e calculadamente pela Secretaria de Estado da Saúde, no intuito de evitar perdas no prazo de validade, não existindo estoque destes produtos, sendo impossível a utilização de larvicidas e inseticidas vencidos ou com embalagens violadas!