Palestra de Educação Financeira desperta pais de alunos para o planejamento financeiro

Uma iniciativa da Prefeitura de Varginha, 
através da Secretaria Municipal de Educação


O prefeito de Varginha, Antônio Silva abriu a segunda noite de capacitação do Programa de Educação Financeira que pioneiramente está sendo implantado na rede municipal de ensino. Neste segundo dia, o alvo foram pais e responsáveis, sendo que cada unidade escolar enviou cinco representantes para o encontro.

A condução da cerimônia foi feita pela coordenadora pedagógica do 6º ao 9º ano da Secretaria Municipal de Ensino, Roberta Tavares Cardoso Boareto. Na sequência, a secretária municipal de Educação, Rosana Carvalho lembrou que logo nas primeiras reuniões com o prefeito, ela chegou com agenda e ele com iphone e também no início da Administração Municipal, Antônio Silva deu à secretária uma reportagem sobre educação financeira. “É isso, precisamos formar a pessoa para que obtenha sucesso e alcance os sonhos”, disse Rosana. Ela ressaltou também que outro projeto interessante que é desenvolvido nas escolas públicas municipais é o Família Escola, que busca trazer a família para a escola. “A educação constrói, é processo”, completou.

Já o prefeito Antônio Silva enfatizou que o momento é muito oportuno, pois a sociedade é altamente consumista. “Administrar e equilibrar as finanças incluindo conta de água, telefone e outros é uma tarefa árdua”, avalia. Para o prefeito, o encontro desta terça-feira, 25, vai gerar uma discussão em família, para que busquem melhorar o planejamento financeiro. “Tenho o compromisso da inovação com uma educação compatível com os avanços da tecnologia, pois a todo momento somos desafiados e a escola se tiver base se transforma em educação transformadora”, disse. Antônio Silva concluiu parabenizando os pais que compareceram no encontro. “Os pais tem que saber o que os filhos estão fazendo na escola”, conclamou numa demonstração de transparência e eficiência da educação oferecida na rede municipal.

Palestra

A palestra foi proferida pela diretora pedagógica da DSOP, Ana Rosa Vilches. DSOP Educação Financeira que é uma organização dedicada à disseminação da educação financeira no Brasil e no mundo, por meio da aplicação da Metodologia DSOP, criada pelo educador e terapeuta financeiro, Reinaldo Domingos (www.dsop.com.br). Ela começou contando que Reinaldo quando criança sonhava em ter uma bicicleta. Resolveu ser o ajudante do camelô, guardar R$ 10,00 por mês e assim, conseguiu realizar o sonho que foi o pontapé para uma vida bem sucedida. Ana Rosa focou na importância do planejamento dos gastos, principalmente na vida familiar. Para a diretora do Centro de Educação Infantil (Cemei) Girassol, Keila Montuani Rosa “o encontro foi super  interessante, porque vamos trabalhar isso com as crianças e até mesmo para nós, porque não tivemos essa educação financeira”, avaliou.

Na avaliação da coordenadora pedagógica, Roberta Tavares Cardoso Boareto  os dois dias de encontro foram muito positivos. “No primeiro dia, o comparecimento dos professores foi de 90%, não foram somente os que trabalham à noite e no segundo dia, os pais e representantes foram muito participativos”, avaliou. Ela adiantou que o próximo passo serão  visitas da proprietária da DSOP em Varginha Liliane Vinhas nas seis unidas escolares do 6º ao 9º para uma assessoria do desenvolvimento do programa em cada unidade escolar.