Prefeito Antônio Silva fala aos alunos do Programa Jovem Aprendiz do CDCA


Na segunda-feira, 17, pela manhã, o Prefeito Antônio Silva esteve na sede do Propac II, na Vila Barcelona, falando aos alunos do Programa Jovem Aprendiz, quando foi recebido pela Orquestra de Cordas e Tambores do Mestre Claudião, outro projeto de sucesso do CDCA, que alegrou a manhã do convidado, alunos e instrutores do projeto.

Um programa do CDCA, o Aprendiz Legal tem por finalidade a formação técnica profissionalizante de jovens entre 14 e 24 anos para o seu desenvolvimento profissional e inserção no mercado de trabalho. Até o momento, 26 empresas já assinaram o termo de compromisso no CDCA/Propac, para contratação do jovem no 1º emprego, junto ao programa de aprendizagem credenciado pelo Ministério do Trabalho em Brasília.

Os Adolescentes recebem Carteira de Trabalho pelas empresas parceiras e são regidos pela CLT com garantia de todos os direitos Previdenciários e Trabalhistas como ao salário mínimo ou Piso da Categoria (proporcionais há horas trabalhadas no mês que inclui o horário de participação no curso de Formação Profissional), além do FGTS, 13º salário, férias, 1/3 das férias, Vale Transporte, dentre de outros benefícios concedidos de acordo com a estrutura de cada empresa contratante como Plano de Saúde, Vale alimentação ou cesta básica.

O contrato de trabalho tem duração de até 2 anos, com jornada de trabalho de 20 horas semanais, que inclui alguns sábados letivos (um sábado por mês), com frequência obrigatória na parte teórica do curso de formação profissional desenvolvido pelo CDCA com orientação da Ouvidoria Municipal, na segunda-feira, e parte prática na empresa de terça a sexta-feira (jornada de 4 horas diárias). Os adolescentes cadastrados na aprendizagem devem se apresentar na empresa e no curso com a camiseta fornecida pelo CDCA/PROPAC.

Para o Prefeito Antônio Silva, o que mais o surpreendeu e que foi muito gratificante, foi saber que a maioria dos jovens que participam do programa, já está trabalhando em empresas. “Isso mostra, na prática, em um momento tão difícil para a economia brasileira, que valeu a pena investir nesse programa de grande alcance social”.