Prefeito Antônio Silva visita a EJA - Educação de Jovens e Adultos


Esta semana o Prefeito Antônio Silva, acompanhado da Secretária de Educação, Rosana Aparecida Carvalho, e da Chefe do Departamento Educacional da Seduc,  Vânia de Fátima Flores Paiva, visitaram o  EJA - Educação de Jovens e Adultos da Escola  Municipal Domingo Ribeiro de Rezende, a convite da direção, para participarem do “Café com a Educação”.

O evento, organizado pela professora Luciane Carvalho Miguel, teve como objetivo agradecer à atual gestão municipal e à Secretaria de Educação do município (SEDUC) pelo apoio despendido àquelas escolas. Através do investimento da Prefeitura Municipal, a EJA aumentou suas taxas de matrícula, reduziram a evasão escolar e se fez envolvido num processo de humanização e inclusão social, possibilitando a formação escolar de centenas de pessoas que outrora não tiveram oportunidade de estudos.

Com o  incentivo da Secretaria de Educação e do Departamento Educacional, que contaram com o apoio e o investimento da Prefeitura de Varginha,  a EJA imbuiu-se em um eficaz processo de reestruturação, aumentando o número de alunos, que até 2012 era de 90, para 720 matriculas.

O evento “Café com a Educação” iniciou-se com os agradecimentos da Diretora das escolas, Maria Cecília Coli e, após, Luciane Carvalho Miguel proferiu um discurso que se destacou no sentido de agradecer ao apoio irrestrito das autoridades presentes, destacando a importância do CESU e da EJA para a sociedade de Varginha. Logo após, Vítor César de Oliveira, ex-aluno do CESU que atualmente cursa graduação em Instituição Federal, contou aos presentes sobre sua trajetória pela escola e como a Educação modificou sua vida pessoal. “Sou muito grato a Prefeitura de Varginha pelo apoio e por ter mantido o Cesu e a EJA em plena atividade, o que possibilitou que pessoas como eu tivessem a oportunidade de concluir os estudos e hoje estou numa instituição Federal, cursando o ensino Superior, com muita honra”, destacou. 

Também fizeram uso da palavra a Secretária de Educação, Rosana Aparecida Carvalho, e a Chefe de Departamento Educacional, Vânia de Fátima Flores Paiva, ambas que salientaram a satisfação pelo crescimento do CESU e da EJA. Por fim, o Prefeito Municipal Antônio Silva discursou enfatizando a necessidade de que a sociedade, como um todo, tem de uma reconstrução, principalmente no que tange à educação de valores. Antônio Silva concluiu reafirmando sua crença na Educação e seu compromisso com essa área da sociedade.