Como trabalhar corretamente na posição sentada?

Sabemos que a posição sentada é a posição mais desfavorável para os discos intervertebrais, pois a pressão exercida no mesmo é de 15Kgf/cm²,  e este peso é sustentado por dois ossos da bacia que são as tuberosidades e isquiáticas que ficam separados do assento apenas por uma fina camada muscular e uma pele grossa. Portanto, deve-se observar:

1- Estofamentos na base do assento devem se situar numa situação intermediária, nem muito macios nem muito duros, um estofamento pouco espesso, colocado sobre uma base rígida, que não afunde com o peso do corpo ajuda a distribuir a pressão, diminuindo o desconforto e a fadiga.

2- O material usado para revestir o assento deve ser antiderrapante e capaz de dissipar o calor e umidade, não sendo recomendável plásticos e impermeáveis.

3- A posição correta no trabalho é fundamental para evitar as dores na coluna e o cansaço.

4- Em comparação com o trabalho de pé, a atividade sentada alivia as pernas e os órgãos circulatórios. Entretanto, a pressão nas costas aumenta devido ao deslocamento do centro de gravidade.

5- Ao sentar-se sem qualquer suporte para as costas, a pressão sobre a parte inferior da coluna aumenta cerca de 50% em relação a exercida durante a postura em pé.

6- Da mesma forma, uma posição de trabalho sentada, com pouco suporte para os pés, aumentará a carga sobre suas costas. Em vista disso, é importante ajustar a altura do assento de forma que os pés possam descansar sobre a superfície de apoio e o ângulo de flexão dos joelhos fique em torno de 90 graus.

7- O encosto da cadeira também deve ser ajustado em altura e profundidade, pois ele fornece apoio para a parte inferior das costas.

8- A mesa de trabalho deve ficar a uma altura que permite ao cotovelo manter um ângulo próximo de 90 graus. Quando não é possível ajustar a altura da mesa, um apoio para os pés pode ser necessário.

9- É importante mudar de posição quando trabalhamos sentados e ficamos de pé de vez em quando. Às vezes é útil aliviar os ombros e o pescoço, empregando um apoio para os braços. Sentar alternando posição ereta com encosto ajuda a absorver o apoio lombar no assento

10- É bom levantar para apanhar algum objeto para o trabalho ao invés  de coloca-los no próprio posto de trabalho.

11- É bom observar que não existe um assento ideal para todas as ocasiões, mas aquele adequado para cada tarefa.

12- As dimensões do assento devem ser adequadas às dimensões físicas do usuário, a largura deve-se adequar a largura do tórax e o comprimento deve ser tal que fique pelo menos 2cm afastado da coxa.

13- Deve permitir variações de postura. O assento com formas anatômicas,  de modo que as nádegas se encostam neles, permitido poucos movimentos não são recomendados.

A adequação do posto de trabalho para a atividade sentada é de fundamental importância para se prevenir de lesões e fadigas, e consequentemente melhorar a qualidade e produtividade o trabalho.


Jorge Francisco Rodrigues.
Engenheiro de Segurança da Prefeitura de Varginha.