“O jornal em Sala de Aula”

Escola Municipal José Augusto de Paiva desenvolve projeto 
“O jornal em Sala de Aula”


A Escola Municipal José Augusto de Paiva, destacou o projeto "O jornal em sala de aula e Apareça na TV", realizado pela professora de português  Izabel Cristina Pereira, desenvolvido pelas turmas dos 7º 1, 2 e 3.

Esse projeto teve como objetivo oportunizar aos alunos momentos em sala de aula, estimulando-os a expressão oral e escrita de textos jornalísticos, bem como, levá-los a saber as informações em tempo real e estabelecer interações entre notícias locais, regionais e internacionais.

O projeto foi desenvolvido através das seguintes ações: visita dos alunos a uma banca de jornal;  apresentação de vários jornais impressos em sala de aula;  conhecimento do jornal através da 1ª página como: o nome do jornal , site, blog, e-mail, data da publicação, nº de edição, endereço, manchete, subtítulo da manchete, foto e produção de manchete; e previsão do tempo, índice e o valor do jornal.

Realizou-se ainda, leitura e seleção dos cadernos de: opinião, economia, esporte, política, policial, variedades, anúncios, oportunidades, negócios, propagandas, agricultura, pecuária, lazer e automotor.

Todo o desenvolvimento culminou com visitas das Turmas à TV Alterosa, onde os alunos tiveram acesso aos departamentos jornalísticos da emissora, na qual registrou-se vários momentos de interação dos alunos com repórter desde o 1º momento em que a notícia chega à emissora até a transmissão aos telespectadores.

Portanto, a professora Izabel Cristina Pereira, alcançou com êxito o objetivo esperado com a realização desse projeto, o qual teve a parceria da TV Alterosa, motivando os alunos para a comunicação jornalística oral, escrita e televisiva.

A escola Municipal José Augusto de Paiva, parabeniza a Professora Izabel e todos os alunos que participaram do Projeto "O jornal em sala de aula e Apareça na TV", pois houve relevante contribuição para a construção do conhecimento.