“ O LIXO É LUXO”

Alunos da escola Municipal Domingos Ribeiro de Resende participam do 
Projeto Empreendedorismo na Reciclagem “ O LIXO É LUXO”
desenvolvido pela professora de ciências Lúcia de Souza Alves.


O projeto tem por finalidade conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente e como ele pode ser rentável. O presidente da Cooperativa de Reciclagem, Marcos Antônio, explicou aos alunos todo o processo feito para separação do lixo e a necessidade de conscientização da população para o início do processo nas residências. Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo.

O aluno do EJA, Alexandre da Silva, vice-presidente da Cooperativa, chamou a atenção para os objetos encontrados no lixão, de sacolinha plástica até celulares, e que tudo pode ser vendido e o dinheiro revertido para os cooperados, escolas, instituições de caridade etc. Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos.

As alunas Samira Bahia e Lorena Paiva participantes do projeto falaram aos colegas da importância da reciclagem e que o Empreendedorismo pode ser aplicado em situações inusitadas, “confeccionamos porquinhos com garrafas petes que servirão de cofrinhos onde colocaremos nosso sonho possível e iremos depositar nossas economias para em breve realizarmos a aquisição do bem desejado”, relatou a aluna Samira.