Prefeitura realiza II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Varginha


“Mais direitos participação e poder para as Mulheres", foi tema central da II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Varginha, uma realização da Prefeitura de Varginha através da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, que aconteceu no Campus da Unifal, na terça-feira, dia 22.

Na oportunidade foram discutidos quatro eixos temáticos: Contribuição dos Conselhos de Direitos da Mulher e dos Movimentos Feministas e de Mulheres para a efetivação da Igualdade de Direitos e Oportunidades; Estruturas Institucionais e Políticas Públicas Desenvolvidas para Mulheres no Âmbito Municipal, Estadual e Federal: Avanços e Desafios; Sistema Político com Participação das Mulheres e Igualdade; Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.

As Conferências são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais. Reúnem representantes do governo e da sociedade civil organizada para debater os principais desafios e decidir as prioridades coletivas para as políticas públicas e possuem caráter deliberativo, isto é, o que elas definem tem extrema relevância pública e deve ser considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade brasileira. Devem acontecer a cada dois anos.

A Prefeitura de Varginha foi representada pelos Secretários Municipais de Habitação e Desenvolvimento Social, José Manoel Magalhães Ferreira, de Administração, Mirian Aguiar e de Educação, Rosana Aparecida Carvalho, que fez elogios da organização do evento e destacou a importância de promover eventos como este para a formação e políticas públicas voltadas para a mulher.