133 anos com bons motivos para comemorar


Varginha está em festa. E a razão principal é o aniversário da cidade, que no dia 07 de outubro completa 133 anos de emancipação político administrativa, com bons motivos para comemorar. Cidade de povo hospitaleiro, clima ameno e dotada de infraestrutura para atender as necessidades de seu povo e visitantes, Varginha tem recebido atenção especial da administração municipal, que, mesmo diante da crise que assola o país, tem se desdobrado para garantir qualidade de vida para todos.

Em Varginha as obras não param. Oito novas Unidades Básicas de Saúde estão em construção e  a UPA é referência nacional em urgência e emergência tendo sido classificada pelo Ministério da Saúde como uma das melhores do país. A Saúde Bucal foi reconhecida com o prêmio Brasil Sorridente em 1º lugar na categoria Nacional e 2º lugar no país. Hoje, as cirurgias de catarata são uma realidade e os exames de Glaucoma são oferecidos gratuitamente. Além disso, a Prefeitura ajuda financeiramente os Hospitais Regional e Bom Pastor, garantindo o atendimento  de qualidade à população da cidade e região.

Sete escolas municipais estão em construção - 05 Cemeis - Centros Municipais de Educação Infantil, nos bairros Sagrado Coração, Damasco, Jardim Estrela, Carvalhos e Novo Tempo; 01 de Ensino Fundamental no bairro de Fátima, além de mais duas que serão construídas no bairro dos Carvalhos e Nova Varginha. Isso sem contar  a reforma e ampliação de outras 37 escolas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Parques e praças estão sendo revitalizados. A iluminação pública recebe melhorias através da substituição de 5.000 pontos de  lâmpadas de mercúrio por vapor de sódio. A descentralização do esporte tem possibilitado o alcance de todos através de projetos como o Semel/Unis nos Bairros e das 12 Academias de Ruas espalhadas pela cidade.

Novas ruas e avenidas estão sendo abertas dando continuidade no projeto de mudança do trânsito, visando maior comodidade e segurança para motoristas e pedestres. Estradas rurais estão sendo muito bem cuidadas. Em fase de implantação o aterro sanitário está de cara nova. O zoológico foi reaberto ao público, e o primeiro shopping da cidade será inaugurado em breve, em local privilegiado e de fácil acesso.

Varginha hoje tem políticas públicas voltadas para os idosos, para os jovens, para as mulheres, para os portadores de necessidades especiais, para a Saúde Mental e para os usuários de álcool e droga. Tudo graças a uma administração que não se cansa de trabalhar.