Adilson Rosa solicita ações de prevenção e combate a queimadas em Varginha

O vereador Adilson Rosa apresentou um requerimento onde solicita ao Executivo informações sobre prevenção e combate a queimadas em áreas rurais e urbanas de Varginha.

Um dos objetivos é saber se estão sendo feitas ações de mídia visando à prevenção das queimadas em todo o Município. De acordo com o parlamentar, dentro do perímetro urbano o fogo sem controle traz sérios riscos à saúde. “A população tem sofrido consequências graves de saúde por conta das queimadas, principalmente aquelas que acontecem em espaços urbanos. As pessoas vizinhas ao terreno incendiado respiram fumaça e partículas que podem causar câncer, asma, bronquite e outros problemas. O cheiro de queimado persiste por vários dias. Elas têm seus gastos aumentados com consultas, medicamentos internações e são obrigadas a faltar ao trabalho.” – destacou o vereador.

O vereador questiona ainda se existe algum projeto em andamento que possa desenvolver ações de combate e prevenção, nas áreas de proteção permanente, se nas escolas da cidade o tema é discutido com as crianças e jovens e pede ainda o estudo da possibilidade de treinamentos para formação de uma brigada de incêndio no município e a criação de um mecanismo para fiscalizar e posteriormente autuar proprietários de terrenos.