Escola do Legislativo de Varginha participará da edição 2016 do Parlamento Jovem

É a primeira vez que a cidade participa do 
projeto, desenvolvido pela Assembleia de Minas.


De 21 a 23  de outubro foi realizada, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a Etapa Estadual do Parlamento Jovem 2015, que é um projeto de formação política destinado aos estudantes do Ensinos Médio dos municípios mineiros. O projeto tem como objetivo criar para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. Neste ano o tema debatido foi “Segurança Pública e os Direitos humanos”.  144 jovens de 38 Municípios mineiros, discutiram, votaram e aprovaram propostas de melhorias do tema que serão encaminhados para Comissão de Participação Popular.

A Escola do Legislativo de Varginha participou todo o ano de 2015 como observadora e será uma das cidades participantes do projeto em 2016, cujo o tema será “Mobilidade Urbana”. De acordo com o Diretor da Escola do Legislativo da Câmara de Varginha, Robson Almeida, esta iniciativa inédita para os varginhenses contribuirá muito para a qualidade da formação dos jovens. “Poder participar deste Projeto é de grande valia para Varginha, pois será mais uma oportunidade dos nossos jovens poderem ser protagonistas das mudanças que tanto queremos para nossa cidade e Estado. O Parlamento Jovem em Varginha proporcionará atividades inovadoras, como foco na cidadania e na Educação política, indo ao encontro do objetivo da Escola do Legislativo", avaliou Robson.

No próximo ano, além do Parlamento Jovem, a Escola do Legislativo oferecerá uma série de Projetos para a formação cidadã de crianças e adolescentes em Varginha.