“O lixo é luxo” Empreendedorismo na reciclagem


Na etapa final do projeto “O lixo é lixo”, desenvolvido pelos alunos dos 6º anos da Escola Municipal Domingos Ribeiro de Resende, com a coordenação da professora de Ciências, Lúcia de Souza Alves, os estudantes confeccionaram cofrinhos com garrafa pets que seriam descartadas no meio ambiente, e dentro deles cada aluno colocou um sonho de consumo e começaram a economizar e antes que cada centavo fosse gasto por eles a pergunta era feita: - Eu quero ou eu preciso, utilizando o dinheiro somente se a resposta fosse, eu preciso.
A aluna Mariane Caiafa Pereira sonha em ter um kit de pintura para as aulas de artesanato e suas economias de um mês já foram suficientes para aquisição do produto, e isso a motivou a economizar ainda mais e sonhar mais alto.

O projeto também tem por finalidade despertar nos adolescentes e jovens o consumo consciente. O consumo na adolescência é algo que deve ser observado e analisado, pois pode se tornar um problema para a família. Muitos adolescentes acham que para se auto afirmarem, precisam da roupa de marca e do celular de última geração. Acreditamos que muitos pais acabam gastando mais do que podem apenas para satisfazerem os prazeres dos filhos.

O maior problema de satisfazer a vontade dos jovens e adolescentes é de que esse prazer é momentâneo, em alguns dias algo novo será lançado e esse adolescente vai querer consumir de novo. Todas essas questões são trabalhadas com os alunos dentro de sala de aula, o valor das mercadorias, o consumo consciente isso tudo agregado à conservação do meio ambiente.