PEC é apresentada à comunidade da região do bairro Jardim Estrela


“O mais difícil não é fazer uma obra, mas sim mantê-la em funcionamento”, disse o prefeito de Varginha, Antônio Silva, no último sábado, durante mobilização da Praça de Esporte e Cultura (PEC), no bairro Jardim Estrela. Ele ressaltou que a obra, que é aberta à população, foi construída com investimentos do Município – que cedeu o terreno e dos Governos Estadual e Federal. Na oportunidade, ele ainda esclareceu que continuam em andamento outras 30 importantes obras por toda a cidade, inclusive naquela região, onde está sendo revitalizado o campo de futebol do “Sindicato dos Metalúrgicos”.

O espaço conta com quadra poliesportiva, pista de skate, salas diversas, inclusive do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que já está em funcionamento, além de cinema-teatro, telecentro (inclusão digital) e biblioteca.

O objetivo é integrar num só espaço diversas atividades para a comunidade como ações culturais, esportivas e de lazer,  serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. “Por isso, a importância da participação da população do bairro Jardim Estrela e adjacentes para que usufram, conservem e ajudem a administrar esse espaço”, disse o prefeito. O Conselho Comunitário será formado com coordenação do chefe da Divisão de Relações com a Comunidade do Orçamento Participativo, Marcos Batista.

O diretor-superintendente da Fundação Cultural, professor Francisco Graça de Moura explicou que o local será administrado por um órgão gestor, e que será um conselho composto por cinco representantes do município e mais cinco da comunidade. “Isso comprova uma visão democrática para que haja efetiva participação da população”, explicou.

Estão diretamente envolvidos na gestão da PEC, além da Fundação Cultural, as Secretarias Municipais da Educação e de Esporte e Lazer.

Dia da mobilização

No sábado, foram desenvolvidas diversas atividades na PEC durante todo o dia como aula de zumba, ginástica artística e campeonato de skate. O prefeito Antônio Silva citou que esse dia da mobilização chega a ser mais importante que a própria inauguração, pois nesta apresentação já é possível analisar o funcionamento da PEC e aparar as arestas para oferecer atividades de qualidade para a comunidade. Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito Antônio Silva e o vice-prefeito Vérdi Melo que cumprimentaram e conversaram com os moradores da região; além da secretária da Educação, Rosana Carvalho, e também vereadores.