Prefeitura de Varginha entrega PEC à comunidade do Jardim Estrela

- Grupo Gestor passa a ser responsável pela manutenção do local -


Em solenidade, na manhã desta sexta-feira, 23, a Prefeitura de Varginha, através da Fundação Cultural e das secretarias de Educação, Esporte e habitação e Desenvolvimento Social,  inaugurou a Praça de Esportes e da Cultura (PEC),  concretizando assim a entrega do espaço à Comunidade.

A PEC ocupa um quarteirão no bairro Jardim Estrela, na Rua Lazarina Clara da Silva, nº 13,  com estruturas para esporte, cultura e ações sociais. Já funcionam no local o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a biblioteca, a quadra poliesportiva, a pista de skate e o cineteatro. De acordo com Humberto de Paula Xavier, coordenador da PEC, o telecentro entrará em funcionamento em breve.

Inauguração

Representando a comunidade, Apoliano Rios, diretor do Espaço Cultural DOM que já trabalha há oito anos com ações sociais na região, elogiou a Administração Antônio Silva pela concretização da obra e disse que será um prazer fazer parte do Grupo Gestor da PEC. “Vamos trabalhar para que a PEC de Varginha seja um modelo para todas as outras cidades”, concluiu.

Em seguida, o diretor superintendente da Fundação Cultural do Município, professor Francisco Graça de Moura, registrou que vai receber da Câmara Municipal, a medalha do Mérito Cultural, pelo brilhante trabalho que vem sendo realizado frente a Fundação. Após criação lei específica, será a primeira outorga da comenda. A homenagem será no dia 05 de novembro, às 19h, no Plenário da Câmara. “Queremos alertar para o sentido profundo que esse equipamento objetiva que é o de formação da cidadania”. O professor explicou como será o funcionamento a partir dessa inauguração. “O Grupo Gestor será composto por 50% de representantes do município e 50% de representantes da comunidade, sendo que serão realizadas reuniões mensais que traçarão a administração da PEC”, ressaltou.

A PEC possui cinco núcleos:

- Núcleo de Pesquisa, Planejamento e Mobilização Comunitária

- Núcleo dos Esportes Educativos e Inclusivos do Lazer e Recreação

- Núcleo de Ação Cultural e Preservação do Patrimônio Cultural, Material e Imaterial

- Núcleo de Capacitação, Formação e Habilitação Profissional e Educacional para a Cidadania

- Núcleo da Biblioteca Pública Municipal e Lan House Comunitária

 “Com essa estrutura podemos perceber que a PEC tem uma visão estratégica para o futuro, pois vamos formar cidadãos no esporte, na cultura, inclusive na educação profissional”, enfatizou Francisco Graça de Moura.

Já o prefeito Antônio Silva agradeceu o presidente da Câmara, vereador Rômulo Azevedo Ribeiro, presente na solenidade. O discurso de Antônio Silva foi para que a população se tranquilize, pois Varginha tem políticos sérios e honestos. “Existem políticos e “políticos”; por isso, agradeço às muitas mãos que contribuíram para que essa obra fosse entregue à comunidade”, registrou.

Antônio Silva enumerou várias obras que estavam paralisadas quando assumiu a Prefeitura como o Ginásio do Melãozinho, o projeto de obras no trânsito travado na justiça, escolas dos bairros de Fátima, Damasco, Sagrado Coração, Carvalhos e  Estrela, Memorial do ET, avenida Otávio Marques, Zoológico e a própria PEC.

O prefeito citou que atualmente 33 obras estão sendo executadas na cidade para beneficiar a população varginhense. “É um verdadeiro canteiro de obras e só não temos mais devido à dívida que assumimos da Administração; já pagamos parte, R$ 32 milhões, mas aliada à crise isso tudo compromete muito as nossas atuais ações”. Ele concluiu convocando os moradores para preservarem o local.

A inauguração encerrou com uma apresentação de capoeira de alunos da Escola Municipal Correia de Carvalho.

Presenças

Entre as autoridades presentes estiveram na inauguração da PEC o prefeito Antônio Silva, o diretor superintendente da Fundação Cultural, professor Francisco Graça de Moura, os secretários de Educação, Rosana Carvalho, de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira, de Esportes, Milton Júnior e o de Habitação e Desenvolvimento Social, José Manoel Magalhães Ferreira, o chefe de Gabinete, Márcio Erbst, o coordenador do Setor de Relações com a Comunidade do Orçamento Participativo, Marcos Batista, o chefe do Departamento de Limpeza Urbana, Danúsio Bueno, a Ouvidora do Município, Rosalina Reis e o comandante da Guarda Civil Municipal, Gerson Alves da Trindade. Representando a Câmara Municipal de Varginha, o presidente vereador Rômulo Azevedo Ribeiro.