Semana do Saco Cheio nas escolas de Varginha será de 13 a 16

A “Semana do Saco Cheio” na Rede Municipal de Ensino de Varginha será na próxima semana. Com o feriado nacional de 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, o recesso escolar será se estenderá  até sexta-feira, 16.

O calendário das escolas municipais foi divulgado no início do ano para que os pais, alunos e professores pudessem se programar com antecedência. No início desse segundo semestre também foi divulgado nos veículos de comunicação, detalhes sobre essa fase final do ano letivo.

A secretária municipal de Educação, Rosana Carvalho, explica que essa “parada” nas escolas no mês de outubro é propícia para que todos recarreguem suas energias para concluir mais um ano de estudo. “É benéfico para todos, pois a carga horária é intensa; assim, ganham fôlego para concluir com êxito o calendário escolar”, diz.

Na rede Estadual o recesso também será na próxima semana. Já na rede particular, a maioria das escolas encerram nesta sexta-feira, 9, a folga. A estudante Michelle Pereira Gonçalves, 16 anos, que está no 2º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Deputado Domingos de Figueiredo (Industrial) fala que “a Semana do Saco Cheio nos permite sair da rotina e nos preparar para o final do ano letivo que costuma ter muitos trabalhos, provas e projetos”.

História

A semana do saco cheio é uma semana de recesso escolar adotada por vários colégios e universidades no Brasil, normalmente em outubro, na semana entre o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e o dia dos professores (15 de outubro).

Ainda neste ano

A Secretaria Municipal de Educação avisa que ainda neste ano haverá atrações. Em novembro será realizada a Feira de Empreendedorismo – culminância dos projetos desenvolvidos durante o ano letivo, pelos professores do Ensino Fundamental que participaram de uma capacitação de 40h, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com foco na cultura empreendedora. No dia 9 de novembro ocorrerá a Mostra Cultural da Educação do Campo, noTheatro Capitólio. Em dezembro o destaque ficará por conta do  2º Prêmio Marina Prado de Castro – uma iniciativa para a valorização do trabalho docente, a disseminação de práticas educativas/administrativas de sucesso e a produção científica de conhecimento educacional da rede municipal de ensino.