Varginha vai ganhar Centro de Excelência da Cafeicultura do Senar


O Prefeito Antônio, juntamente com o vice-prefeito Vérdi Melo, assinou a escritura de doação de uma área nas proximidades da Proluminas, para o Senar-MG, que construirá na cidade o primeiro Centro de Excelência da Cafeicultura do país. Também assinou a escritura o superintendente do SENAR, Antônio do Carmo Neves, que agradeceu a prefeitura por acreditar e investir no projeto que tem por finalidade formar técnicos da cafeicultura e, num futuro bem próximo, oferecer cursos de tecnólogos, nível superior, e posteriormente de pós-graduação.

“Estamos dando um importante passo e pretendemos iniciar o projeto já a partir do início do próximo ano, viabilizando para Varginha o primeiro Centro de Excelência na Cafeicultura do Brasil.  Ao todo serão instalados 11 Centros de em todo o pais, sendo cada um para um setor especifico. Varginha foi escolhida em Minas por sua referência na cafeicultura e temos a certeza de que nossas expectativas serão alcançadas, disse Antônio do Carmo Neves.  Ele agradeceu ainda aos senhor Efrain Botrel, que fez uma antecipação de para o município, de área de loteamento de sua família ainda em construção, para que fosse construído o Centro de Excelência.

Senar contará com centros de excelência em 11 estados

Os Centros de Excelência do Senar  -  estruturas físicas elaboradas para atuar em diferentes áreas da produção rural do serão uma extensão física das unidades do Senar , estrategicamente construídos em estados brasileiros, onde vão acontecer  atividades de ensino técnico e de pesquisa, em parceria com universidades, com foco dedicado para cadeia eleita para a região.

Onde serão construídos os Centros de Excelência

Café  -  Minas Gerais/Varginha
Bionergia  -  Pará
Silvicultura   - Tocantins
Caprino e ovino tropical - Ceará
Fruticultura  -  Bahia
Pecuária de corte  -  Mato Grosso
Cana-de-Açúcar   -  Mato Grosso do Sul
Leite -  Goiás
Avicultura  -  Paraná
Suinocultura  -  Santa Catarina
Ovinos  -  Rio Grande do Sul