Casos de dengue aumentam mais de 1000% em Varginha em 2015


O número de casos de dengue em Varginha já chega a 803 casos em 2015. Os números são bem superiores aos do ano passado, quando 71 foram registrados. O aumento passa de 1000%. Em setembro, o Ministério da Saúde diminuiu o envio de larvicida para a cidade, mas segundo o coordenador de zoonoses, o trabalho de combate ao mosquito não chegou a ser prejudicado.

"Não chegou a fazer falta porque o trabalho foi feito de forma racionada. A gente trabalhou na forma de eliminar os depósitos, mas com o aumento da temperatura em toda a região, houve também o aumento da dengue em todo o estado", José Donizete de Souza, coordenador de zoonoses.

O mosquito transmissor da dengue já não é mais o mesmo. Antes a maior incidência era nas estações mais quentes do ano, mas agora a doença tem se manifestado durante todos os meses.

O trabalho de combate foi intensificado e os agentes da prefeitura têm percorrido os bairros atrás dos focos da doença. Uma das orientações aos moradores é para o cuidado com o reservatório que fica atrás das geladeiras, onde o mosquito transmissor pode se reproduzir.

Em Pouso Alegre, já são 625 casos de dengue registrados em 2015. Em Poços de Caldas, 139. A cidade mais atingida é Passos, onde 1.129 pessoas foram diagnosticadas com a doença.