Definidos últimos detalhes para o I Seminário para as Mulheres


Durou duas horas a reunião que definiu os últimos detalhes para a realização do “I Seminário para Mulheres de Varginha – Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, que será na próxima terça-feira, 17, no teatro Capitólio.

A reunião ocorreu das 15h30 às 17h30, na Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (Sehad). Participaram a ouvidora do Município, Rosalina Vale da Silva Reis, presidente da Comissão Organizadora do evento; Célia Solange, coordenadora do Cartão do SUS e Jacqueline Moreira representando a Paróquia do Rosário, ambas da Secretaria Municipal da Saúde; Merivone Bíscaro, do Voluntariado Vida Viva; Marilaine Rabelo; a advogada Isabel Braga; Thais Mendes Pereira, da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social; Aline Sarto,  da Oficina do Ser e José Manoel Magalhães Ferreira, secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Social.

Composição da mesa

A mesa do Seminário será composta pelo prefeito de Varginha, Antônio Silva, secretários Carlos Honório Ottoni Júnior (Governo), José Manoel (Sehad), Rosana Carvalho (Educação), Mirian Lêda Aguiar Olgado (Administração), José Antônio Valério (Saúde) além da ouvidora Rosalina, Vânia Flores (CDCA), Maria Alice Benfica (Propac) e pelos vereadores Rômulo Azevedo Ribeiro (presidente da Câmara) e Racib Faria: Ângela Furtado Braga, delegada, Tereza Cristina Cota, juíza da 2ª Vara Cível e Arlete Gomes, diretora da Superintendência Regional de Ensino.

Programação do seminário no Theatro Capitólio

Às 12h30, ocorrerá o credenciamento. Logo após, será a abertura do Seminário que tem como tema “Conselho da Mulher: Pra que? E porque?”. Após, será a composição da mesa, seguida das palestras sobre Políticas Públicas desenvolvidas em Varginha a favor das mulheres como, por exemplo, os Centros de Educação Infantil (Cemei-creches) com as representantes da Secretaria Municipal de Educação, Ana Lúcia Prado e Ivani Rita Machado.

Destaque para a palestra de Edelweiss Soares. Ela que é representante da Secretaria Estadual de Direitos Humanos vem de Belo Horizonte para o Seminário de Varginha para falar sobre a atuação do Conselho Municipal. A delegada Ângela Furtado fará uma explanação sobre Delegacia da Mulher. Também serão abordadas ações realizadas pela saúde da mulher, como a prevenção do câncer de mama, pelas representantes da Secretaria Municipal de Saúde.

O Seminário vem de encontro às estatísticas divulgadas nesta semana pela mídia nacional que mostram o aumento da criminalidade contra a mulher  e  a necessidade de novas ações de proteção e de Políticas Públicas voltadas para elas. O evento ocorre depois da II Conferência Municipal das Mulheres, realizada em setembro, que decidiu também pela reativação do Conselho Municipal. “Vale lembrar que Varginha já teve um Conselho que tinha inclusive carro e delegacia especializada”, diz Rosalina.

Pessoas interessadas em participar desse I Seminário das Mulheres podem fazer a inscrição a partir das 12h30, terça-feira, no Theatro Capitólio. O Certificado de participação será entregue ao término do Seminário, previsto para às 18h30.

Donativos para Mariana

Na oportunidade também estarão sendo coletados donativos para as vítimas da cidade mineira de Mariana, que sofre com o recente rompimento de barragens de uma mineradora e foi devastada pela lama.

Mais informações no Facebook: I Seminário para Mulheres de Varginha.