Dia Mundial dos Atos de Gentileza é comemorado em Varginha


A gentileza é a essência do ser humano, quem não é suficientemente gentil, não é suficientemente humano, já dizia Joseph Joubert .  O Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa traz como definição da palavra gentileza como um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. Ser gentil, portanto, é um atributo muito mais sofisticado e profundo que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque, embora possamos (e devamos) ser educados, a gentileza é uma característica diretamente relacionada com caráter, valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir para um mundo mais humano e eficiente para todos.


Diante desse contexto, situam-se alunos que devem ser transformados em sujeitos ativos no seu tempo e cidadãos participativos de sua sociedade. E a instituição escolar é também o lugar de praticas sociais, cabe à escola não só ensinar o aluno conhecimentos, mas formar cidadãos. Sendo assim a Escola Estadual Coração de Jesus, desenvolveu no dia 13/11/2015 o projeto Gentileza gera Gentileza com os alunos do ensino médio, e os resultados desse projeto foi um sucesso. Os alunos percorreram as ruas do entorno da escola e abordaram os motoristas e pedestres e distribuíram mensagens diversas dentre elas as que chamavam a atenção para o motorista ser gentil no trânsito e dar preferência ao pedestre. 


Segundo as organizadoras do Projeto Profª Valéria, Profª Rita Mário e Profª Nilcéia, o projeto desencadeou uma extensão de riquezas para o a formação humana e construtiva do discente e comunidade escolar. A densidade que foi dada a este projeto nos permitirá fazer observações sobre a nossa realidade e estimular através de trabalhos didáticos e diálogos o desenvolvimento de posturas necessárias para a preservação de bons relacionamentos no nosso dia-a-dia escolar e familiar.