Prefeitura de Varginha dribla crise e desenvolve o projeto Cidade Natalina


Após o anúncio de que não será feita decoração natalina, nesse ano, devido à crise que assola o país, e as dificuldades financeiras da Prefeitura, sugestões surgem de comerciantes e da população.

Os gastos ultrapassariam R$ 100 mil, e o prefeito Antônio Silva justifica que houve a necessidade de prudência para honrar com as prioridades. Em entrevista a uma emissora de televisão, as opiniões divergiram, de um lado, evidente que empresários e algumas pessoas queriam a decoração, mas, o que chamou a atenção, foram dois depoimentos: uma comerciante disse que vai investir mais na decoração da loja para atrair os consumidores; já uma advogada sugeriu para cada um colocar uma luz fora de casa para a decoração e ainda completou “vamos pensar por esse lado”. Esses depoimentos demonstram a compreensão com a decisão da Prefeitura, que graças à responsabilidade e evitando desperdícios, Varginha está em uma situação equilibrada em relação às cidades da região que enfrentam, inclusive, dificuldade de pagar os salários dos servidores e não tem previsão para o 13º salário. Enquanto isso, o funcionalismo municipal de Varginha já recebeu nesta quinta-feira a primeira parcela do 13º e tem recebido em dia os salários.

Cidade Natalina

A Prefeitura de Varginha, através do  Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA) em parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha (Aciv) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram uma parceria para a criação da Cidade Natalina. A estrutura será montada na Praça Governador Benedito Valadares, abaixo da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, com seis espaços para contação de histórias, com diferentes personagens. A inauguração está prevista para o dia 14 de dezembro, às 20h. O funcionamento será a partir do dia 15 de dezembro, das 17h às 22h e até 23 de dezembro.

A visitação será aberta para crianças de 3 a 12 anos, e abaixo de 3 anos acompanhadas de um responsável. Durante a visitação, que terá duração de aproximadamente 1h30, as crianças serão guiadas por educadoras e monitoras preparadas para acompanhar os pequenos.

A presidente do CDCA, Vânia de Fátima Flores Paiva, explica que a Cidade Natalina foi idealizada com o objetivo de oferecer à população de Varginha e região, em especial a infanto juvenil, um espaço de entretenimento que vai além das brincadeiras e visitação, já que envolverá o cultural, social, educacional e porque não dizer, o econômico, uma vez que os pais terão um local lúdico para deixar os filhos enquanto fazem compras no comércio local”, completou.

O presidente da Aciv, Aloysio Ribeiro de Almeida também está animado com o projeto. “Tenho certeza de que a Cidade Natalina será um projeto que vai marcar o Natal de Varginha, pois tudo está sendo realizado nos mínimos detalhes, com carinho e atenção dos membros do CDCA e será um grande sucesso”, disse.