Prefeitura de Varginha inaugura Centro de Formação Tecnológica


Depois de inaugurar o Corredor Cultural, completando o complexo artístico e cultural da Estação Ferroviária, o Prefeito Antônio Silva inaugurou no sábado, 21,  o Centro de Formação tecnológica, resultado de uma parceria entre a Fundação Cultural e a  Secretaria Municipal de Educação.

O Centro de Formação Tecnológica foi concebido para criar acesso à tecnologia. As desigualdades sociais são capazes de transformar avanços tecnológicos em grandes obstáculos. A inclusão digital abre uma esfera de possibilidades pessoais, passando pela democratização do conhecimento e do ensino e refletindo, principalmente na criação de alternativas para a qualificação profissional.

Foi com está visão que a Fundação Cultural e a Secretaria de Educação se uniram e articularam suas potencialidades e recursos e formaram uma sólida e consistente parceria para implantar o Centro de Formação Tecnológica, que integrará políticas públicas de cultura, educação e juventude, com os objetivos de promover a inclusão digital; utilizar o ensino à distância para treinar e qualificar professores, educadores e empreendedores culturais; qualificar técnicos em áreas estratégicas da informática para atender às necessidades do município; oferecer cursos profissionalizantes aos jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho.

O resultado foi uma estrutura muito bem montada em um dos galpões da antiga Estação Ferroviária, onde serão disponibilizados 20 computadores, com internet, através do apoio da Via Cabo, onde serão ministrados cursos de capacitação para os professores e outros profissionais da Rede Municipal de Ensino (diretores, gestores, educadores), através de parcerias com   instituições, universidade e Centro de formação federais. O objetivo é prepara-los para o uso da Tecnologia como ferramenta pedagógica”, explicou a chefe do Departamento Educacional da Seduc,  Vânia de Fátima Flores Paiva.

Vânia Flores explica que  o Centro de Formação Tecnológica é parte do Promitec - Programa Municipal de Inclusão Digital e Tecnologia Educacional, que tem como objetivo promover a inclusão digital e o uso das tecnologias educacionais através da  reforma, revitalização e instalação de laboratórios de informática em escolas municipais da cidade.

A solenidade de inauguração contou com as presenças do   Prefeito Antônio Silva, do vice-prefeito Vérdi Melo, do Diretor Superintendente da Fundação Cultural, prof. Francisco Graça de Moura, da Secretária de Educação, Rosana Aparecida Carvalho, da chefe do Departamento Educacional da Seduc, Vânia de Fátima Flores Paiva e do empresário Jorge Ishida, Gerente de Operações na Viacabo, parceiro do empreendimento.