Prefeitura de Varginha realiza 1º Campeonato Municipal de Xadrez

Mais uma iniciativa de sucesso da Secretara Municipal de Esporte e Lazer.


A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria de Esporte - SEMEL irá realizar no dia 21/11, o 1º Campeonato de Xadrez de Varginha. A competição acontecerá no Ginásio do Colégio Santos Anjos, a partir das 8h. As inscrições serão feitas até o dia 19, na sede da Semel, Clube Varginhense de Xadrez e no Colégio Santos Anjos, para as seguintes categorias: até 12 anos (2003), de 13 a 15 anos (2000/2001/2002), de 16 a 18 anos (1999/1998/1997) e acima de 18 anos.

Todas as categorias terão jogos no masculino e no feminino. As premiações serão feitas para 1º, 2º e 3º colocados. Maiores informações na secretaria da SEMEL pelo telefone 3690 1548. As inscrições são gratuitas e será uma grande oportunidade para os enxadristas de Varginha praticarem e socializarem suas técnicas e estratégias.

São parceiros em mais essa iniciativa da SEMEL: Grupo UNIS, CVX (Clube Varginhense de Xadrez), Drogaria AMERICANA, Blog do Madeira, Colégio dos Santos Anjos. Para o secretário de esporte Milton Junior, essa é mais uma bela iniciativa, pois se pensou em oportunizar também uma competição a um público que está ansioso por competir. “O xadrez é uma grande ferramenta de desenvolvimento cognitivo, faz seu jogador ter que pensar e tomar decisões o tempo todo. Nossa intenção é massificar a modalidade em Varginha, para que esse tipo de postura que se tem no xadrez, possa ser colocado em prática na vida de cada um”, comentou o secretário.

Um dos jogos mais populares do mundo, o Xadrez vem sendo praticadas por milhões de pessoas em torneios, amadores e profissionais, em clubes, escolas, pela internet, por correspondência ou informalmente.

Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo.