Presidente da Câmara cria lei que institui Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea


Foi aprovada, por unanimidade, na Câmara de Varginha a lei, de autoria do presidente da Casa, vereador Rômulo Azevedo Ribeiro, que institui a “Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea”. De acordo com a Lei, essa semana será realizada anualmente entre os dias 14 a 21 de dezembro.

Além de formalmente integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município, esta data terá como metas: estimular a doação voluntária de medula óssea, alertar o doador cadastrado sobre a importância de manter seus dados atualizados e estimular a criação de pontos fixos e móveis de coleta de sangue para fins de tiragem e cadastro de doadores voluntários de medula óssea.

O presidente da Câmara de Vereadores de Varginha, Rômulo Azevedo Ribeiro, explica que o objetivo é promover a iniciativa que é realmente muito necessária para quem precisa do transplante de medula. “O Poder Executivo Municipal poderá celebrar convênios e parcerias com os Governos Federal e Estadual, instituições privadas, fundações, empresas, organizações governamentais ou não governamentais, visando à plena execução da campanha, objetivando informar e orientar sobre os procedimentos para o cadastro de doadores e esclarecer sobre a importância da doação de medula óssea para salvar vidas e ainda sobre o armazenamento de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – REDOME”, disse Rômulo.