Projeto Olhares sobre Varginha será apresentado nesta segunda-feira, 09/11

A equipe do projeto “Olhares sobre Varginha”, e o Centro de Atenção Psicossocial promoverão nesta segunda-feira, 09/11, a apresentação dos resultados do projeto. O encontro será às 20h, no Estúdio Vanessa CTReis, à Rua presidente Arthur Bernardes, 300, Vila Pinto.

“Olhares sobre Varginha” foi parte integrante do “Cuca Legal”, conjunto de projetos voltados para os usuários do Centro de Atenção psicossocial – CAPS da cidade de Varginha. Foi proposto aos usuários do CAPS e pessoas significativas de seu circulo psicossocial, lançarem seus olhares pela cidade, construindo registros através de desenhos e fotografias. Foram promovidos encontros para exposições e discussões sobre as imagens.

O Projeto foi desenvolvido com metodologia de trabalho própria do universo das artes, o que envolveu, dentre suas etapas, uma exposição organizada por uma curadora especialista em artes, além de uma vernissage para que os participantes  pudessem se apresentar ao público como artistas.

O projeto foi realizado pelo psicólogo Rafael Rossignoli e pela artista Arlete Frauches, com a contribuição do psicólogo Anderson José de Souza, do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga) de Varginha, com o apoio de verba vinda do Ministério da Saúde para projetos sobre Inclusão.

São fotografias de Varginha tiradas pelos pacientes dos CAPS. No final teve a curadoria da Artista Plástica Vanessa CTReis, selecionando uma foto de cada paciente para exposição.

Durante a apresentação do projeto, que acontecerá nesta segunda-feira, 09,  Vanessa CTReis e Valdene Amâncio, Psicanalista articuladora de Saúde Mental, Supervisora Clínica do CAPSi e CAPS Adulto,  darão as explicações sobre o projeto, e também haverá um debate sobre Arte, Reforma Psiquiátrica e Inclusão.

Programação:

  • -Dia 09 de novembro, às 20h, Estúdio Vanessa CTReis, a rua Presidente Arthur Bernardes, 300, Vila Pinto:
  • -Apresentação do projeto para parceiros e multiplicadores- Arlete Frauches e
  •  Rafael Rossignoli;
  • -Arte, Reforma Psiquiátrica e Inclusão: Vanessa CTReis - Artista Plástica e Valdene Amâncio - Psicanalista e debate com os presentes;
  • -Dia 10 de novembro, às 14h, Vernissage na UNIFAL - Campus Varginha;
  • -De 10 a 13 de novembro, exposição. UNIFAL - Campus Varginha.
  • -De 16 a 20 de novembro, exposição na UNIFENAS - Campus Varginha.