Última reunião que antecede o I Seminário para Mulheres de Varginha será nesta quinta-feira

Seminário será realizado na terça-feira, dia 17


Será realizada a última reunião que antecede o “I Seminário para Mulheres de Varginha – Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”. Esses encontros estão sendo realizados depois da II Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Varginha, do dia 22 de setembro, que detectou a necessidade de formar uma comissão organizadora para reativar o Conselho Municipal das Mulheres, criado em 2004, cuja última ata foi registrada no ano de 2010.

“Trata-se de uma iniciativa de suma importância, principalmente porque dados mostram o aumento da criminalidade contra a mulher e precisamos de Políticas Públicas voltadas para elas que hoje atuam em várias frentes como: a casa, a maternidade, o trabalho, ações voluntárias, dentre outras”, ressalta Rosalina Vale da Silva Reis, presidente da Comissão Organizadora do evento, que é Ouvidora da Prefeitura Municipal de Varginha.  Ela explica que para reativar o Conselho Municipal várias providências legais terão que ser tomadas como a definição da nova representatividade, que deverá ser composta por pessoas de diversos segmentos da Sociedade Civil, Governo Municipal e Entidades, dentre outras. “Vale lembrar que Varginha já teve um Conselho da Mulher que tinha uma casa onde funcionava o Centro Integrado para Atendimento à Mulher (CIM), vítimas da violência e hoje conta somente com a delegacia especializada, mas sem a devida estrutura de apoio”, diz.

A reunião será nesta quinta-feira, 12, a partir das 15h30, na Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (no Terminal Rodoviário).

Seminário

O “I Seminário para Mulheres de Varginha – mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres” que terá como tema “Conselho da Mulher: Pra que? E porque?” conta com apoio da Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Governo; de Habitação e Desenvolvimento Social; de Saúde e da Fundação Cultural . São esperadas autoridades como o prefeito de Varginha, Antônio Silva; o secretário municipal de Governo, Carlos Honório Ottoni Júnior que investe na reativação do Conselho Municipal, assim como o secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, José Manoel Magalhães Ferreira que está nesse projeto desde a realização da Conferência; a secretária municipal de Educação, Rosana Carvalho, além do presidente da Câmara Municipal, vereador Rômulo Azevedo Ribeiro, da diretora da Superintendência Regional de Ensino, Arlete Gomes e da delegada Ângela Furtado.

Programação

O Seminário será realizado na próxima terça-feira, dia 17, a partir das 12h30, no Theatro Capitólio e contará com palestras sobre Políticas Públicas desenvolvidas em Varginha a favor das mulheres como, por exemplo, os Centros de Educação Infantil (Cemei-creches) com as representantes da Secretaria Municipal de Educação, Ana Lúcia Prado e Ivani Rita Machado.

Destaque para a palestra de Edelweiss Soares. Ela que é representante da Secretaria Estadual de Direitos Humanos vem de Belo Horizonte para o Seminário de Varginha para falar sobre a atuação do Conselho Municipal. A delegada Ângela Furtado fará uma explanação sobre Delegacia da Mulher. Também serão abordadas,  ações realizadas pela saúde da mulher, como a prevenção do câncer de mama, pelas representantes da Secretaria Municipal de Saúde.

Pessoas interessadas em participar desse I Seminário das Mulheres podem fazer a inscrição a partir das 12h30, terça-feira, no Theatro Capitólio. O Certificado de participação será entregue ao término do Seminário, cujo encerramento está previsto para às 18h30. Mais informações no Facebook: I Seminário para Mulheres de Varginha.

Durante o seminário serão coletadas doações para as vítimas de Mariana-MG.