Varginha comemora “Semana Municipal de Doação de Sangue”.


Essa é a Semana Nacional de Doador Voluntário de Sangue e, em Varginha, pela primeira vez, comemora-se a Semana Municipal de Doação de Sangue. Sancionada pelo prefeito Antônio Silva, a Lei 6.096, de autoria do Legislativo, institui no município de Varginha a “Semana Municipal de Doação de Sangue”, a ser realizada anualmente na semana que compreenda o dia 25 do mês de novembro, bem como o “Dia Municipal do Doador de Sangue”, que será comemorado anualmente todo dia 25 do mês de novembro.

A semana Municipal de Doação de Sangue tem por objetivo conscientizar a população do município sobre a importância da doação de sangue, seus procedimentos, sua confiabilidade, quais os possíveis doadores, bem como os benefícios assegurados na legislação municipal, estadual e federal aos doadores de sangue.

"Na semana municipal de doação de sangue queremos agradecer a todos que valorizam o ato altruísta de doar sangue e que nos últimos oito meses contribuíram para salvar vidas. Toda equipe retribui a confiança depositada em nosso trabalho com o empenho diário de conscientização do extremo ato de valor que é a doação de sangue", disse a enfermeira da Secretaria de Saúde de Varginha, Flora Sanches, responsável pelo Posto Captação de doadores em Varginha.

Em Varginha as coletas de sangue estão acontecendo todas as segundas-feiras, das 7h às 12h na Policlínica central.  As doações devem ser agendadas pelo telefone 3690-2297. Em média 80 pessoas passam pelo local por semana, um número que atende as expectativas dos coordenadores do serviço.

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é uma data que foi instituída no Brasil, pela primeira vez, em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco. Depois a comemoração passou para o dia 25 de novembro.. Já o Dia Mundial é comemorado em 14 de junho. O tema da campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS), neste ano, agradece todos os doadores: “Obrigado por salvar minha vida". Em Varginha, em 25 de novembro comemora-se o Dia Municipal do Doador de Sangue. A coleta prossegue toda segunda-feira, das 7h às 12h, na Policlínica Central. Todo sangue coletado segue para o laboratório da Fundação Hemominas, em Poços de Caldas e depois retorna para abastecer os Hospitais Bom Pastor, Regional e Varginha.

Os interessados em doar devem agendar o atendimento através dos telefones (35) 3690-2297 ou 9129-3735 ou podem ir diretamente na Policlínica Central.

Curiosidade

Em 2011, Orestes Golanovski foi reconhecido como sendo o maior doador de sangue do Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele doou sangue até completar 65 anos, que é a idade máxima para que alguém faça a doação. Uma única doação pode salvar a vida de até 4 pessoas.

Tipos de sangue

A- A+ B- B+ AB- AB+ O- O+

Requisitos para doar sangue:

  • - Ter entre 18 e 60 anos
  • - Peso superior a 50Kg
  • - Boas condições de saúde
  • - Homens devem esperar um intervalo de 60 dias para doar novamente e mulheres de 90 dias.
  • - Não estar grávida nem amamentando
  • - Levar um documento oficial de identidade com foto
  • - Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação