COMDEDICA realiza capacitação dos Conselheiros Tutelares Eleitos para o mandato 2016/2019


Em 10 de janeiro de 2016 assumem em todo o território nacional, para mandato de quatro anos, os Conselheiros Tutelares Eleitos no processo de escolha realizado em 04 de outubro do corrente ano.

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Varginha (COMDEDICA), por meio de sua Presidente, Viviane Capitani Ferreira, no intuito de preparar os novos Conselheiros Tutelares, propôs uma Capacitação que abordasse questões pertinentes à estrutura e ao funcionamento do Conselho Tutelar, às atribuições, direitos e deveres dos Conselheiros Tutelares, bem como, a prestação de esclarecimentos sobre alguns órgãos que compõem a Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente, com quem necessariamente os Conselheiros Tutelares deverão atuar em parceria durante o desempenho de funções.

A capacitação aconteceu em dois momentos. Na terça-feira, 1º, participaram o Secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, José Manoel Magalhães Ferreira, o Juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Varginha, Dr. Wagner Aristides Machado Pereira da Silva, Maria Efigênia Neves de Sousa (Coordenadora da Proteção Social Básica); Aparecida Nêfagi Curi Rodrigues (Psicóloga responsável pela execução das Medidas Socioedicativas em meio aberto); Maria Fernanda Thiago Cunha (Assistente Social responsável pelo atendimento de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos); Mairtes Bregalda (Coordenadora da Proteção Social Especial de Alta Complexidade); Kênia Bruna Gomes (Assistente Social do Programa Casa Lar); Eveline Ribeiro Botrel (Psicóloga do Programa Casa Lar); Gisele Mendes (Coordenadora de Orientação Educacional); Cláudia Luiza Gonzaga da Silva (Responsável pela Inspeção Escolar) e Paola Cachero Lino (Terapeuta Ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – Caps “i”). Na oportunidade cada uma dessas pessoas apresentou, dentro de sua área de atuação, os trabalhos realizados e as possibilidades de articulação junto ao Conselho Tutelar.

O segundo momento se deu em 02 de dezembro, quando Viviane Capitani Ferreira (Presidente do COMDEDICA) e Thais Mendes Pereira (Coordenadora da Vigilância Socioassistencial), apresentaram aos Conselheiros Tutelares Eleitos conceitos teóricos a respeito das atribuições do cargo. Neste mesmo dia, também foi reservado um momento para que os Conselheiros Tutelares em exercício, Jeanne Medina Machado Martins, Marcos Paulo Souza Aguiar e Natalia Paranhos Zanin apresentassem questões práticas sobre a execução do trabalho com crianças e adolescentes.

No dia 04 de dezembro foi realizada uma visita à Promotoria de Justiça de Varginha, onde os Conselheiros Tutelares eleitos tiveram a oportunidade de conhecer e trocar informações com o Dr. Sérgio Ameruzo Ottoni, Promotor da Infância e Juventude. Todas estas atividades tiveram o objetivo de subsidiar a prática profissional dos Conselheiros Tutelares.

Os novos conselheiros tutelares são Evelyne Fávaro Oliveira, Francine de Souza, Caroline de Souza Sebastião, Alessandra de Carvalho Piva, Isabel Cristina Ferreira Costa Rosa. Como suplentes foram eleitos Alcione Maria dos Santos, Geizilene Eliane Ramos da Silva, Telma Pinto da Silva Comunian, Ana Paula dos Reis e Gilson Carlos Simões Guedes.