CRAS de Varginha promove confraternização de fim de ano


As cinco unidades do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) I, II, III, IV e V de Varginha agendaram a confraternização de fim de ano. As comemorações começam já nesta terça-feira, 01. O primeiro a realizar evento é o CRAS III, do bairro Urupês. O grupo de usuários desse CRAS vai encenar a peça teatral “A Menina que Vende Fósforo”. Será às 18h30, no Sest Senat. São esperadas cerca de 200 pessoas, entre familiares, equipe do CRAS e usuários.

Já o CRAS II, do Centro, vai promover a palestra “Esperança no Amanhã”, com o professor e psicopedagogo Marinho, que dá aula na Fundação Aprender e é voluntário do Projeto Bem te Vi: quarta-feira, 02, às 19h, no Salão da Igreja Matriz do Mártir São Sebastião.

O CRAS I, do Sion, realizará uma ação de graças com o tema “Natal em Família” com líderes religiosos como padre, pastor e um representante do Centro Espírita, no dia 10, às 19h, no salão do Grupo Unidos São João Batista, na avenida Celina Ferreira Otoni, alto do Sion.

No dia 15, às 19h, o CRAS IV, Jardim Estrela realizará um momento reflexivo “Então é Natal” com as famílias cadastradas e em acompanhamento pelo CRAS; também no dia 15, o Centro de Convivência de Idoso (CCI) vai ter uma confraternização só com os usuários da região do Corceti sendo que o horário está sendo definido.

O Cras V, no bairro Carvalhos, vai promover a finalização do Projeto Identidade que desenvolveu várias ações para valorização dos moradores da região. O encerramento será no dia 19, com extensa programação incluindo shows e presença de convidados e autoridades.

A coordenadora da Proteção Básica da Assistência Social, Maria Efigênia Neves de Souza ressalta que  essas confraternizações são “um momento de interação entre família, comunidade e o equipamento público CRAS, assim a população vai ter mais conhecimento do amplo do trabalho desenvolvido nos CRAS e CCI´s”.

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social - CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

AGENDA DE CONFRATERNIZAÇÃO DOS CRAS DE VARGINHA:

Dia 01/12 – CRAS III (Urupês): peça teatral, no Sest Senat, às 18h30

Dia 02/12 – CRAS II (Centro): palestra, no Salão da Igreja Matriz do Mártir São Sebastião, às 19h

Dia 10/12 – CRAS I (SION): ação de graças, no salão do Grupo Unidos São João Batistas (av. Celina Otoni), às 19h

Dia 15/12 – CRAS IV (Jardim Estrela): momento reflexivo “Então é Natal”, às 19h; CCI: confraternização do CCI no bairro Corceti

Dia 19/12 – CRAS V (Carvalhos): finalização do projeto Identidade, a partir das 9h, com extensa programação