Minasul visa produção sustentável de café

Mais de cinco mil cartilhas serão distribuídas aos técnicos da 
cooperativa que participam de treinamento sobre sustentabilidade.


Nesta terça-feira (01/12), 200 colaboradores do corpo técnico da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha - Minasul recebem treinamento sobre sustentabilidade, visando o conteúdo da certificação 4C, referente à produção sustentável de café. Na ocasião, também serão entregues cartilhas aos quase seis mil cooperados.

A capacitação é uma iniciativa da BASF realizada em parceria com a Fundação Espaço ECO® (FEE®) e a Minasul e marca o comprometimento em efetivar na cooperativa as exigências e demandas da certificação 4C.

A Minasul é uma das maiores cooperativas no Brasil e quer tornar todo o ciclo em que está envolvida mais sustentável, considerando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. “Entendemos que a certificação da Associação 4C é uma forma de demonstrarmos nosso envolvimento com o tema. Como parte do processo estamos disseminando o conteúdo da certificação aos nossos cooperados a fim de ter o engajamento dos colaboradores”, conta Osvaldo Henrique Paiva Ribeiro, presidente da Cooperativa.

“O compromisso da BASF é de contribuir para o desenvolvimento de seus clientes e parceiros em relação à sustentabilidade, por isto esta formação é tão importante. Cada produtor certificado demonstra que a cafeicultura brasileira é cada vez mais sustentável, e nós também fazemos parte desse processo”, afirma Renato Fenólio, gerente de Vendas Café da BASF.

Para a Fundação Espaço ECO®, o desenvolvimento sustentável é o objetivo a ser alcançado por todas as empresas e negócios, e o conhecimento em sustentabilidade deve permear todas as áreas de uma organização, em todo o seu ciclo de produção. “A transferência de conhecimento para o melhor entendimento da certificação 4C pelos cooperados é uma iniciativa para facilitar a comunicação entre todos os envolvidos neste processo, e consequentemente, contribuir com a qualificação do processo de produção do café e negócios da cooperativa diante dos aspectos da sustentabilidade”, explica Sara Juarez Sales, gerente de Educação para a Sustentabilidade e Conservação Ambiental da FEE®. 

Sobre a Minasul
A Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha, Minasul, fundada em 1958, possui valores sólidos como respeito, transparência e fidelidade. Com mais de 5.500 cooperados, recebe café de mais de 100 municípios mineiros, sendo 80% desses cafés finos. Desde 1993 promove os bons cafés de Minas, através do Concurso Qualidade Minasul de Café. Incentivando a melhoria da qualidade, a Cooperativa comprova o potencial que a região em que atua tem para produzir café especial e diferenciado. Isso tudo é mérito do trabalho desenvolvido dentro da Minasul na identificação e preparação desses cafés. Com um moderno processo de recebimento de café - o sistema automatizado, capaz de receber os grãos a granel com rapidez e economia - hoje nos fazemos presentes em Varginha, Cambuquira, Carmo da Cachoeira, Conceição do Rio Verde, Elói Mendes, Três Corações, Monsenhor Paulo, e Oliveira, além de um escritório para atendimento ao cooperado, em Capelinha. Em fase de construção, o novo Complexo Minasul poderá armazenar até 750 mil sacas de café. Localizado numa área de 164 mil m², terá oito silos com capacidade de 42 mil sacas cada; 16 silos para 3 mil sacas cada; e dois armazéns de 6 mil m² cada um.

Sobre a Fundação Espaço ECO®
Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO® foi instituída pela BASF – empresa química líder mundial – com o apoio da GIZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO® é um Centro de Excelência em Sustentabilidade Aplicada com a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade, transferindo conhecimento e tecnologia, especialmente pela aplicação de soluções em socioecoeficiência e educação para a sustentabilidade, focando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. Mais informações sobre a Fundação Espaço ECO® estão disponíveis no endereço www.espacoeco.org.br e em www.facebook.com/fundacaoespacoeco.

Sobre a BASF
Com vendas de mais de €5.4 bilhões em 2014, a Divisão de Proteção de Cultivos da BASF oferece soluções inovadoras em proteção de cultivos, tratamento de sementes e controle biológico, bem como inovações no gerenciamento de nutrientes e saúde da planta. Seu portfólio inclui também produtos para gramado e plantas ornamentais, controle de pragas e saúde pública. A Divisão de Proteção de Cultivos da BASF é uma líder inovadora e aliada dos agricultores na proteção e melhoria de produtividade das culturas, o que lhes permite produzir alimento de alta qualidade de forma mais eficiente. Ao oferecer novas tecnologias e conhecimento, a Divisão de Proteção de Cultivos da BASF apoia os produtores a construírem uma vida melhor para si mesmos, suas famílias e comunidades. Mais informações podem ser obtidas no site www.agro.basf.com ou por meio de nossos canais das mídias sociais.