Polícia Militar e comunidade comemoram mais uma Formatura do Proerd


A Polícia Militar realizou mais uma Formatura do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas, reunindo alunos formandos, comunidade escolar, autoridades e convidados.

O evento aconteceu no Clube VTC, em Varginha, onde os 1197 alunos de escolas públicas do município concluíram o curso do Proerd desenvolvido durante o ano de 2015. A cerimônia aconteceu na quinta-feira, 10 e contou com a presença do Comandante do 24º BPM, Tenente Coronel Hudson Abner Pinto, o Prefeito Municipal de Varginha, Antônio Silva, os instrutores do Proerd 3º Sgt Ilza Paula de Brito, 3º Sgt Darlan Esquincalha Moreno e Cb Dalton Dias Ferreira, além e representantes das escolas de Varginha onde foram ministradas as aulas do Proerd, entre outras autoridades.

Durante a formatura, os alunos realizaram o juramento do Proerd, onde com afinco reafirmam o desejo de permanecer longe das drogas e da violência; “Eu aluno Proerd, prometo aos meus pais, aos meus professores, a comunidade e as autoridades aqui presentes, a ficar sempre longe das drogas”. Eles também entoaram o Hino do Proerd e os diretores e representantes das escolas receberam o certificado Proerd. Após houve o sorteio de bicicletas para os formandos.

O Comandante do 24º BPM afirmou a grande importância do programa e que a formação se dá como um tripé: família, escola e polícia, e que o Proerd é uma parte de contribuição desse universo de conhecimentos emitidos; que as crianças são “terra boa” a receber o que de bom se ensina e a Polícia Militar através do Proerd lança a semente que necessita da continuidade social.

As crianças esperaram ansiosamente a chegada do DARE, mascote do Proerd e também do PM amigo legal, que com músicas e danças coreografadas fizeram uma grande festa de encerramento de todo o trabalho realizado.

No 24º Batalhão de Polícia Militar, o Proerd começou a ser aplicado no ano de 2001, nestes 14 anos já formou mais de 35.000 pessoas no programa.

Em Varginha, como em qualquer outra cidade, os problemas envolvendo crianças e adolescentes são inúmeros. Nossos órgãos de fiscalização e de segurança pública trabalham incansavelmente tentando fazer frente a esses problemas e proteger nossas crianças e adolescentes, impedindo que entrem para o mundo do crime, das drogas, ou sejam molestados de alguma forma, mas percebe-se que nosso esforço não atende a grande demanda apresentada atualmente.

Observando os problemas envolvendo o público citado, percebemos destacadamente a violência dentro da própria família, o uso de drogas, o envolvimento em atos infracionais e o desinteresse pela escola. Dentro deste contexto, uma das principais causas encontradas é a falta de estrutura familiar.

O Proerd empodera os jovens com ferramentas que lhes permitam evitar influências negativas sobre drogas, estabelece relações positivas entre jovens e comunidade escolar, estabelece uma linha permanente de comunicação entre o jovem e o Estado, replica informações qualificadas sobre prevenção as drogas e violência e estimula o diálogo permanente entre Escola, Polícia Militar e Família.

Proerd, nossas crianças longe das drogas e da violência!

Assessoria de Comunicação Organizacional-24ºBPM